12/09/2012

Medalhistas das Paralimpíadas são recebidos como heróis na Paraíba

Estado tem a base da seleção de Goalball e de Futebol de Cinco, que conquistaram prata e ouro respectivamente

recepção de atletas paralímpicos em João pessoa (Foto: Lucas Barros/ globoesporte.com)Atletas paralímpicos são recebidos com festa
na PB (Foto: Lucas Barros / globoesporte.com/pb)
Os atletas que treinam na Paraíba e que participaram das Paralimpíadas de Londres desembarcaram na tarde desta terça-feira no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa. Eles foram recepcionados com uma grande festa por familiares e amigos e desfilaram em carro aberto pelas ruas da cidade.
José Roberto Pereira e Romário Marques, que ganharam a medalha de prata no Goalball e chegaram durante a madrugada, também marcaram presença no aeroporto. Artilheiro nos Jogos depois de marcar 23 gols em oito jogos, Romário fez um balanço sobre o desempenho do Brasil.
- É um projeto que está sendo planejado desde 2008. Nós tivemos muita confiança desde o início num resultado positivo como este. Não trouxemos a medalha de ouro, mas não ficamos frustrados, pois a prata vai ficar marcada na história do goalball brasileiro - destacou.
Depois de sete meses sem ver a família, o nadador Phelipe Andrews matou a saudade dos parentes. Ele é nascido em Pernambuco, mas é radicado na Paraíba, terra de seus familiares. Nos Jogos, ele conquistou a medalha de prata dos 100m livre da categoria S10 com o tempo de 52s42.
- Essa medalha tem um significado especial, já que antes de disputar a prova dos 100m livre nadei os 50m e não conquistei a medalha. Eu era um dos fortes candidatos ao ouro, mas fiquei muito nervoso e acabei fazendo uma má saída e uma má chegada. Posso até ser um pouco egoísta, mas sempre fico lutando para me superar. Agora é o momento de descansar e aproveitar as férias - comentou Phelipe.
recepção de atletas paralímpicos em João pessoa (Foto: Lucas Barros/ globoesporte.com)Atletas desfilaram em carro aberto pelas ruas de João Pessoa (Foto: Lucas Barros / globoesporte.com/pb)
No Futebol de Cinco, a Seleção Brasileira sagrou-se tricampeã dos Jogos Paralímpicos de Londres e manteve a hegemonia do país na principal competição da modalidade. A conquista veio depois da vitória contra a França por 2 a 0.
No elenco estavam os paraibanos José Antônio Ferreira Freire, presidente do Instituto dos Cegos e que viajou como coordenador técnico do time; dos jogadores Marcos José Alves e Severino Gabriel da Silva, o Bill; e dos goleiros Daniel Dantas e Fábio Vasconcellos. Este último desembarcou em Campina Grande, por causa do nascimento da filha.
- O adversário mais difícil da gente foi a Argentina na semifinal. Por sinal, eu deixei minha marca com um gol de pênalti. A cada ano que se passa vai ficando mais complicado os Jogos. Mas agora vou me preparar para poder participar das Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro - revelou Bill, que marcou um dos gols da final ao lado de Jefinho.
Apenas os goleiros do Futebol de Cinco não possuem deficiência. Mas se engana quem pensa que a dificuldade deles diminuem durante as disputas. Daniel fala das dificuldades do jogo e se diz emocionado com a conquista da medalha de ouro.
- Não é porque eu enxergo a partida fica mais fácil. É preciso ficar sempre atento com as bolas, porque nós nunca sabemos direito quando vai vir um chute – frisou.
Ele fala ainda da emoção de jogar pela Seleção Brasileira:
- É com muita satisfação que eu represento o Brasil e a Paraíba. É uma emoção muito grande. Não tenho palavras para descrever. Como campeão é a primeira vez que eu desfilo em um carro aberto. A repercussão é muito grande e a sensação é de dever cumprido - finalizou o goleiro.
recepção de atletas paralímpicos em João pessoa (Foto: Lucas Barros/ globoesporte.com)Atletas paraibanos ajudaram o Brasil a conquistar medalhas nas Paralimpíadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário