22/09/2012

Assunção decide, Palmeiras vence o Figueirense na estreia de Kleina e inicia recuperação


                          
Na estreia do novo treinador, foi uma velha arma que decidiu o jogo. Com um gol e duas assistências, Marcos Assunção brilhou, e o Palmeiras venceu o Figueirense, por 3 a 1, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, na primeira partida sob o comando de Gilson Kleina. Com o resultado positivo, o time alviverde tenta iniciar a recuperação para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras subiu uma posição e agora está em 18º, com 23 pontos, cinco a menos do que Flamengo e Coritiba, os primeiros times fora da zona do rebaixamento, mas que ainda entram em campo nesta rodada, no domingo. Já o Figueirense foi ultrapassado justamente pelos paulista, caiu para a 19º colocação, com 22 pontos e também está em situação complicada na competição.

Precisando desesperadamente da vitória, o Palmeiras conseguiu dois gols com dez minutos de jogo, em cabeçadas dos zagueiros Thiago Heleno e Henrique, após cruzamentos perfeitos de Marcos Assunção. O volante ainda balançou a rede em uma cobrança de falta no primeiro tempo, mas o juiz anulou alegando impedimento de Valdivia, que atrapalhou a visão do goleiro Wilson.

Após o intervalo, o Figueirense descontou com Aloísio, mas Marcos Assunção deixou a sua marca e garantiu a vitória palmeirense, aproveitando nova falha do goleiro da equipe catarinense.

Assunção participou de 25 dos 91 gols do Palmeiras neste ano. Foram seis gols de falta, um da grande área, um de fora da área, 14 assistências diretas e duas indiretas. O experiente volante voltou a atuar no último domingo diante do Corinthians, após passar por uma artroscopia no joelho e ficar um mês afastado.

No próximo sábado, o Palmeiras recebe a Ponte Preta, ex-clube de Gilson Kleina, no Pacaembu. O Figueirense joga no mesmo dia, quando visita o Vasco, em São Januário.

O jogo

O cenário inicial para o Palmeiras não parecia muito diferente da rodada passada, quando o time começou bem diante do Corinthians, mas rapidamente se descontrolou. Só que, em vez de Luan (que acabou expulso no clássico), Valdivia é quem recebeu cartão amarelo precoce e, apoiado por Henrique, passou a discutir com o árbitro, ainda com quatro minutos.

Mas a sequência da partida, sim, seria diferente. Aos sete minutos, Marcos Assunção cobrou falta da meia esquerda e viu o zagueiro Thiago Heleno desviar de cabeça e colocar a bola entre as pernas do goleiro Wilson, abrindo o placar. Um gol que tiraria muito do peso com o qual os atletas vêm carregando – neste domingo, deixaram o vestiário e subiram o gramado de mãos dadas.

Três minutos depois, em outra falta cobrada com o calibrado pé direito de Assunção, Henrique subiu mais do que Wilson e também usou a cabeça para colocar a bola na rede pela segunda vez. Em tão pouco tempo, uma história completamente distinta das rodadas em que o time jogava ao menos razoavelmente bem sem fazer gols.

Com a boa vantagem construída, o Palmeiras passou a se expor menos no ataque e levou sustos. O primeiro foi aos 12 minutos, Botti recebeu passe dentro da área e teve liberdade para escolher o canto esquerdo de Bruno como alvo, porém chutar por cima do gol.

Em uma das subidas do Figueirense, saiu ótimo contragolpe iniciado nos pés de Valdivia, que acionou Maikon Leite. O atacante disparou e ganhou de Helder na corrida, mas foi derrubado com falta pelo lateral esquerdo. Os palmeirenses pediam cartão vermelho por se tratar do último defensor da equipe mandante antes de Wilson, porém o goleiro já havia saído de carrinho na bola, fora da área.

Aos 21 minutos, um lance polêmico. Marcos Assunção cobrou falta no ângulo esquerdo de Wilson e correu para comemorar. O árbitro, porém, anulou aquele que teria sido o terceiro gol palmeirense por entender que Valdivia, entre a barreira e a meta, atrapalhou o goleiro Wilson ao ficar pulando.

Os novos sustos dados pelo Figueirense no primeiro tempo foram com Aloísio. O atacante ofereceu rebote a Helder, que, de frente para o gol, chutou por cima. Um minuto depois, ele mesmo desperdiçou chance de diminuir a diferença no marcador, carimbando a trave do Palmeiras ao arriscar arremate de dentro da área.

Pressionado, o time alviverde começou a abusar de faltas e desceu para o vestiário com quatro cartões. Além de Valdivia, advertido antes do primeiro gol, Maurício Ramos, Barcos e Juninho receberam amarelo do árbitro. A equipe também foi para o intervalo já com uma modificação: Correa, que jogava improvisado na lateral direita, saiu machucado para a entrada de João Denoni.

O Figueirense voltou para o segundo tempo com Júlio César no lugar de Túlio. Com menos de um minuto, o atacante só não marcou o primeiro gol dos mandantes porque a defesa desviou cruzamento à meia altura vindo do lado direito do ataque. Aos oito, foi Bruno quem salvou o Palmeiras, espalmando bola difícil no canto esquerdo após desvio confuso de Caio, Botti e Maurício Ramos.

O gol da equipe alvinegra sairia aos 19 minutos. Bem colocado dentro da área, Aloísio pegou sobra em outra boa defesa de Bruno, que, já caído, não conseguiu parar o atacante. A torcida do Figueirense, porém, foi da euforia à lamentação em dois minutos: Assunção aproveitou saída errada de Wilson em cruzamento de Barcos e, com a meta livre, só empurrou para marcar o terceiro tento do Palmeiras.

Foi o tiro de misericórdia do inspirado volante. Apesar de não se entregar e tentar ao menos o empate, o Figueirense não conseguiu furar novamente a defesa do Palmeiras, que ganha novo fôlego, restando 12 rodadas para evitar a segunda queda à Série B.

FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 1 X 3 PALMEIRAS

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 22 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Wagner de Almeia Santos (RJ)
Assistentes adicionais: Jean Pierre Gonçalves Lima e Francisco Santos Silva Neto (ambos do RS)
Cartões amarelos: Helder, Elsinho e Claudinei (Figueirense) Valdivia, Barcos, Juninho, Maurício Ramos e Maikon Leite (Palmeiras)
Gols: FIGUEIRENSE: Aloísio, aos 19 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Thiago Heleno, aos sete, e Henrique, aos nove do primeiro tempo; Marcos Assunção, aos 21 minutos do segundo tempo

FIGUEIRENSE: Wilson; Elsinho, Edson (Guilherme Lazaroni), João Paulo e Helder; Jackson, Túlio (Júlio César), Claudinei e Botti (Deretti); Aloisio e Caio
Técnico: Márcio Goiano

PALMEIRAS: Bruno; Correa (João Denoni), Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (Tiago Real); Maikon Leite (Mazinho) e Barcos
Técnico: Gilson Kleina

Nenhum comentário:

Postar um comentário