26/10/2012

Com 2 mudanças, fórmula de disputa do Paraibano 2013 é definida pela FPF

Apesar de reclamações por parte dos clubes sobre a primeira sugestão, base do regulamento é mantida e vai ser a mesma por pelo menos dois anos

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) se reuniu nesta sexta-feira com representantes dos 10 clubes que vão disputar o Campeonato Paraibano do ano que vem para tratar de possíveis alterações na fórmula de disputa da competição. Mas os moldes pré-estabalecidos há duas semanas se mantiveram quase inalterados, com apenas duas mudanças: não há mais cruzamento olímpico para se conhecer os campeões da primeira fase, e em vez de seis times disputando a segunda fase, agora serão oito.
Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Segundo a assessoria de imprensa da FPF, o novo regulamento já está oficializado com anuência dos clubes e estará em vigor por pelos menos dois anos. Na primeira fase, Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Cruzeiro de Itaporanga, CSP, Nacional de Patos, Paraíba de Cajazeiras e Treze se enfrentam todos contra todos em jogos de ida e volta. Os dois últimos serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2013 e os dois primeiros já se garantem na fase final. Lembrando que Campinense e Sousa não participam desta primeira fase por estarem disputando o Campeonato do Nordeste.
A segunda fase será disputada também por oito times: os seis primeiros colocados da primeira fase, mais Campinense e Sousa. Esta fase também será disputada no sistema de todos contra todos, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados desta nova fase também vão para a fase final.
Se pelo menos um ou mesmo os dois primeiros colocados da primeira fase estiverem novamente entre os primeiros da segunda fase, o terceiro ou até o quarto colocado da segunda fase são “convidados” para integrar a fase final. São estes quatro que se cruzam em semifinais e finais para decidir quem será o campeão paraibano.
O detalhe é que, na fase final, os primeiros colocados da primeira fase têm vantagem com relação aos primeiros colocados da segunda fase. Eles jogam a segunda partida da semifinal em casa e por dois resultados iguais para chegar à final. Desta forma, já está pré-definido que Campinense e Sousa, se chegarem à fase final, jogarão em desvantagem com relação aos eventuais adversários.
A assessoria de imprensa da Federação ainda informou que a data de início do campeonato está mantida para 6 de janeiro e que a confirmação da nova fórmula de disputa foi vencida por 9 a 1 em votação entre os representantes dos 10 clubes. Apenas o presidente do Botafogo, Nelson Lira, votou pela manutenção dos moldes que haviam sido pré-estabelecidos há duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário