24/10/2012

Conmebol anuncia edição especial da Copa América em 2016, nos EUA

Torneio será realizado em homenagem ao centenário da entidade e terá participação de equipes da Concacaf. Edição de 2015 poderá ter o Japão

jogadores uruguai com a taça da copa américa (Foto: Agência Reuters) 
Uruguai é o atual campeão da Copa América: edição de 2016 será nos EUA (Foto: Reuters)
Após uma reunião de cinco horas entre os presidentes e dirigentes das associações sul-americanas, a Conmebol anunciou na noite desta quarta-feira a criação de uma edição especial da Copa América no ano de seu centenário, em 2016. Trata-se, obviamente, da Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos e terá também como novidade a participação de 16 seleções, entre elas os próprios Estados Unidos e o México.
Completarão a lista os dez da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) e quatro restantes da Concacaf, a serem definidos de acordo com o ranking da Copa Ouro. De acordo com um comunicado divulgado no site oficial da entidade, a competição ocorrerá próximo à data do aniversário, em julho de 2016, como já acontece normalmente.
No mesmo documento, a Conmebol também confirmou o convite feito ao México e ao Japão para a disputa da 44ª edição da Copa América, organizada pelo Chile em 2015 após um acordo com o Brasil. Por conta de uma troca, o país da próxima Copa do Mundo sediará a edição de 2019.
Segundo a entidade, o convite foi renovado por conta do bom relacionamento entre as associações. Em 2011, no entanto, o Japão abdicou da competição após os terremotos que atingiram o país. A Costa Rica foi chamada para substituir às pressas.
Libertadores e Sul-Americana terão aumento de premiação
Dentre os assuntos abordados no encontro, a Conmebol também definiu pelo aumento da premiação da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana, atualmente considerada baixa para a dimensão das competições. Em 2012, por exemplo, o Corinthians faturou R$ 5,9 milhões pelo título - além dos R$ 8,8 milhões pela participação inicial no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, em dezembro. Apesar do anúncio, os valores não foram divulgados e ainda serão discutidos em uma reunião no dia 20 de dezembro, no Paraguai, próximo ao sorteio da Taça Libertadores de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário