03/10/2012

Reservas decidem, e Verdão abre boa vantagem contra o Millonarios

Palmeiras marca com Obina e Tiago Real, leva susto com gol contra, mas faz 3 a 1 e pode até perder em Bogotá. Foco agora volta para o Brasileirão

O Palmeiras pensa muito no Campeonato Brasileiro, mas está mais próximo de avançar na Copa Sul-Americana. Em meio à luta contra o rebaixamento na competição nacional, o time de Gilson Kleina manteve o padrão dos últimos jogos e bateu os colombianos do Millonarios por 3 a 1, nesta terça-feira, no Pacaembu – pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio internacional. Com o resultado, o Verdão pode até perder por um gol de diferença na partida de volta, dia 23 de outubro, em Bogotá.
No terceiro jogo de Gilson Kleina, a terceira vitória e o terceiro duelo seguido com três gols marcados. Ótimo cartão de visita do treinador neste início de trabalho. Além disso, todos os duelos tiveram gols antes dos 15 minutos do primeiro tempo, mostrando um Palmeiras muito mais ligado em campo.
O jogo não foi dos mais atrativos, tanto que apenas 6.152 pagantes compareceram ao estádio. Valeu muito mais por algumas atuações individuais do que pelo resultado. Os reservas Obina e Tiago Real fizeram os gols da vitória, e Daniel Carvalho teve boa atuação, participando de duas jogadas decisivas. Luan completou o placar. No entanto, um gol contra de Artur deixou a decisão da vaga indefinida.
O Millonarios não representou tanto perigo ao Verdão e só teve dez minutos de bom futebol, na metade do segundo tempo. O time que levou de oito do Real Madrid, em amistoso na semana passada, levou mais um do Real – o Tiago. Mesmo assim, conseguiu um gol que pode representar a classificação. Os colombianos precisam fazer dois gols de diferença em casa. 
- Era para não tomar gol. Mas o importante é que a gente venceu e agora é pensar no São Paulo - disse Valdivia, que entrou no fim do jogo.
Como o segundo duelo entre Palmeiras e Millonarios será somente no dia 23 de outubro, em Bogotá, o Verdão, como disse Valdivia, agora volta toda as suas atenções para a briga contra o rebaixamento no Brasileirão. No sábado, a equipe terá pela frente o clássico contra o São Paulo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, em partida válida pela 28ª rodada.
Luan e Lewis Ochoa, Palmeiras x Millonarios (Foto: Agência AFP)Luan tenta passar pela marcação de defensor do Millonarios, no primeiro tempo (Foto: Agência AFP)
Substitutos resolvem
A uma hora do início da partida, os colombianos e simpatizantes do Millonarios já faziam barulho na área de visitantes do Pacaembu. O ânimo das arquibancadas, porém, não se repetiu dentro de campo. Muito acuado, o time visitante não ofereceu resistência a um ligado e motivado Palmeiras. Mesmo com o foco no Brasileirão, Gilson Kleina conseguiu manter a pegada dos seus jogadores.
O maior interesse partiu de quem precisava provar à torcida que tem condições de vestir a camisa alviverde. Coincidência ou não, Daniel Carvalho e Obina fizeram de tudo para os alviverdes esquecerem um pouco de Valdivia, no banco de reservas (poupado), e Barcos, que integra a seleção argentina. Pouco utilizado nos últimos meses, Daniel mostrou uma disposição que surpreendeu até o mais crítico.
Das numeradas, um desses mais exaltados não perdoava o meia do Palmeiras. Alfinetava a cada toque de Daniel na bola. Aos 12 minutos, ele respondeu com maestria. Um passe em profundidade, com um molho especial que fez a bola enganar o zagueiro Torres e sobrar limpa para Obina, outro que precisava de afirmação. O xodó ajeitou com calma e tocou na saída de Delgado: 1 a 0. O “corneteiro” aplaudiu de pé a jogada.
Taticamente, o Verdão encurralou o Millonarios com rápidas inversões de bola e transição com os laterais Artur e Juninho, além do volante Henrique. Mas o ritmo diminuiu depois do gol, e as melhores chances só saíram na bola parada de Correa – outro substituto, que entrou na vaga de Marcos Assunção. Uma das faltas para o volante surgiu após entrada dura de Torres em Maikon Leite, que sentiu dores no pé direito e foi substituído por Luan.
O time colombiano só respondeu quando a bola chegou ao capitão e camisa 10 Mayer Candelo, jogador mais lúcido da equipe que é líder do campeonato local, mas ao mesmo tempo levou 8 a 0 do Real Madrid num amistoso. Ele deixou Wilberto Cosme duas vezes na cara do gol, mas o atacante não conseguiu finalizar. Sem sujar seu uniforme, o goleiro Bruno passou o primeiro tempo inteiro se aquecendo para não perder o foco.
Obina, Palmeiras x Millonarios (Foto: Agência Reuters)Obina comemora o primeiro gol do Palmeiras sobre o Millonarios (Foto: Agência Reuters)
Susto no fim, mas por pouco tempo

O Palmeiras vencia por 1 a 0 em casa, sem grandes sustos e pensando mais no Brasileirão do que na Sul-Americana. E o que Gilson Kleina fez? Lançou o meia Tiago Real no lugar de Márcio Araújo, abrindo ainda mais o time. A troca de jogadores mostrou outra mudança, bem mais profunda: o novo Verdão joga para pressionar o adversário e matar o jogo. O Palmeiras de Luiz Felipe Scolari fica cada vez mais no passado.
A alteração deixou a partida ainda mais fácil para o Verdão, que ganhou qualidade na armação e chegou rapidamente ao segundo gol. Aos oito minutos, Luan cruzou da direita, Daniel Carvalho deixou passar, e Tiago Real, sozinho, finalizou com precisão no canto esquerdo de Delgado: 2 a 0. Festa para os pouco mais de 6 mil palmeirenses presentes no Pacaembu.
Tiago foi o nome do segundo tempo. A boa atuação de Daniel Carvalho parece ter servido de estímulo para o meia, concorrente direto por uma vaga no setor. Em 45 minutos, Tiago Real buscou jogo, deixou Obina na cara do gol, fez bons cruzamentos e arrematou a gol. Foi o suficiente para a torcida gritar seu nome no fim da partida. O Millonarios esboçou uma pressão entre os 20 e 30 minutos, com três lances de perigo. Bruno fez ótimas defesas em chutes de Perlaza, Cosme e Otálvaro.
O Verdão parou de jogar e viu o rival crescer com Vásquez, que entrou na metade do segundo tempo. Aos 39, ele foi o responsável por desorganizar a defesa alviverde – Artur desviou um cruzamento e marcou contra: 2 a 1. A sorte é que a boa fase voltou, e Luan fez o terceiro do Palmeiras, aproveitando vacilo do adversário, aos 42, dando maior tranquilidade aos alviverdes.
Do lado do Millonarios, a torcida nem se importou com a derrota. Cantando sem parar, os colombianos festejaram por estarem ali, vendo o time do coração jogar por uma competição internacional. E com uma ponta de esperança na classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário