06/11/2012

A dois meses do início do Paraibano, metade dos times está sem treinador

Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, Cruzeiro de Itaporanga, Nacional e Treze ainda seguem sem comando para a competição estadual

O Campeonato Paraibano de 2013 vai começar daqui a exatamente dois meses, no dia 6 de janeiro. Alguns dos dez times vão começar a sua pré-temporada já no final deste mês e algumas diretorias já começaram a anunciar seus primeiros reforços. Mas apesar da proximidade do início da competição, metade dos times ainda não confirmou quais serão seus treinadores na próxima temporada.
Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, Cruzeiro de Itaporanga, Nacional de Patos e Treze seguem sem definição sobre quem comandará seus times no início da próxima temporada. Destes, apenas o Treze tem um técnico no momento, mas ainda não há definição sobre a permanência de Sérgio Cosme no comando da equipe para 2013. Os demais ainda procuram treinador.
Denô Araújo, técnico do Auto Esporte (Foto: Larissa Keren) 
Denô Araújo está cotado para voltar ao Auto Esporte(Foto: Larissa Keren)
No Auto Esporte, a tendência é que o nome do novo treinador seja anunciado até o final desta semana. Pelo menos é o que garante o conselheiro do clube, Manoel Demócrito. Segundo Manoel, que deve ser o único candidato à presidência do clube, o Alvirrubro tem uma lista de técnicos com quem tem entrado em contato. Mas o conselheiro citou o nome de Denô Araújo, que comandou o time no Paraibano deste ano, como sendo um dos preferidos.
O Atlético, que foi campeão da 2ª divisão deste ano e está sem calendário desde o final da competição estadual, deve recontratar o treinador que comandou o time na campanha do acesso à elite. O presidente Geraldo Lira já confirmou o interesse da diretoria em continuar com o técnico Jorge Pinheiro à frente do time.
O Cruzeiro, vice-campeão da 2ª divisão sob o comando de Aldo França, é outro que ainda não tem treinador para 2013. Segundo o presidente do clube, Nosman Barreiro, os dirigentes estudam uma lista de nomes entre os quais figura o de Washington Lobo. O treinador, no entanto, garantiu que ainda não foi procurado pela Raposa do Vale.
Sério Cosme, técnico do Treze (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba) 
Situação de Sérgio Cosme no Treze segue indefinida(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
No Nacional, o problema é mais sério. O clube está não apenas sem técnico para o time, mas sem presidente. Depois que as eleições do Alviverde foram canceladas por falta de chapas inscritas, o clube corre riscos, inclusive, de não participar do Estadual, caso não apareçam interessados em assumir a diretoria.
Já o Treze tem momentaneamente como técnico Sérgio Cosme. O treinador assumiu o time a duas rodadas do fim da Série C e ajudou o Galo a se não ser rebaixado. Mas diretoria e treinador ainda não chegaram a um consenso sobre a permanência do técnico, o que deve ser definido nos próximos dias.
  •  
Situação dos times ainda sem comando técnico para o Campeonato Paraibano 2013
  Último técnico Cotado para 2013
Atlético Jorge Pinheiro Jorge Pinheiro
Auto Esporte Denô Araújo Denô Araújo
Cruzeiro Aldo França Washington Lobo
Nacional Maurício Cabedelo - - - - -
Treze Sérgio Cosme Sérgio Cosme
 Times com técnicos definidos
Botafogo, Campinense, CSP, Paraíba de Cajazeiras e Sousa já não têm mais com o que se preocupar com relação ao comandante do time. Esses cinco clubes já sabem quem serão seus técnicos na próxima temporada.
Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba) 
Marcelo Vilar é o novo técnico do Botafogo(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
A contratação mais surpreendente foi a de Marcelo Vilar, que vai comandar o Botafogo, depois de passar três anos à frente do Treze. O novo técnico já foi confirmado pela diretoria do Belo, mas ainda não foi apresentado. Ele está em Fortaleza, resolvendo problemas pessoais.
No Campinense, depois que Freitas Nascimento deixou o clube após a eliminação na Série D, a diretoria rubro-negra contratou o técnico Oliveira Canindé, que foi campeão da 4ª divisão do Brasileiro em 2010, pelo Guarany de Sobral. O treinador, inclusive, já está trabalhando junto à diretoria na montagem do elenco.
Já o CSP tem Ramiro Sousa à frente do time, atualmente disputando a Copa Paraíba Sub-21, e o treinador deve ser mantido para a disputa do Paraibano do ano que vem.
O Paraíba é outro que vai de técnico novo em 2013. O gerente de futebol do Tricolor de Cajazeiras, Silva Baiano, confirmou o alagoano Edson Ferreira como novo comandante do time.
E o Sousa repatriou Reginaldo Sousa, que já foi apresentado e, assim como Oliveira Canindé no Campinense, já providenciou uma lista de jogadores com quem pretende trabalhar no ano que vem. E a diretoria Alviverde já está correndo atrás de reforços.
O Campeonato Paraibano começa no dia 6 de janeiro e vai ser disputados em três fases, sendo dois octogonais e um cruzamento olímpico. Campinense e Sousa não disputam a primeira fase por estarem participando da Copa do Nordeste. Na noite desta segunda-feira, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou a tabela da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário