06/11/2012

CBF altera o critério para a formação do Ranking Nacional de Clubes

A partir de agora, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta

A CBF anunciou nesta terça-feira, em seu site oficial, que o Ranking Nacional de Clubes elaborado anualmente pela entidade terá um novo critério para sua formação. Até o momento, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. Daqui em diante, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles, por sinal, terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).
O Ranking Nacional de Clubes é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil
Ainda não foi divulgada uma atualização do ranking segundo o novo critério. Na última recontagem, feita no fim do ano passado ainda sob o antigo formato, o Santos liderava, seguido por Palmeiras, Vasco, Grêmio e Flamengo.
- Como sempre acontece, o ranking deste ano será divulgado após o final da temporada. Em 2012, o término está previsto para o dia 2 de dezembro. Sendo assim, na segunda, dia 03, ou no mais tardar na terça, dia 04, divulgaremos o ranking com o novo sistema de pontuação - explicou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.
Ranking nacional de clubes (Foto: Reprodução)As pontuações atribuídas no novo ranking nacional de clubes (Foto: Reprodução)
Segundo o comunicado, a mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança está na diferença de pontos atribuídos a campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para 4, 3, 2 e 1.
São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).
O Ranking Nacional de Clubes é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil. Os dez primeiros colocados têm vaga garantida na competição nacional independentemente de seu desempenho nos campeoantos estaduais.
ranking cbf montagem (Foto: Reprodução/Site Oficial CBF)Os rankings da CBF nos últimos dois anos. A atualização para 2013, já segundo os novos critérios, será feita apenas ao fim da atual temporada, em dezembro (Foto: Reprodução/Site Oficial CBF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário