29/11/2012

Paraiba é a base do Handebol do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares

Seleção Brasileira vai contar com 12 atletas do Colégio Motiva, de João Pessoa. Duas atletas do Pará e Rio Grande do Norte reforçam a equipe

Após conquistar o título das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, em setembro, a equipe de handebol do Colégio Motiva, de João Pessoa, vai representar o país nos Jogos Sul-Americanos Escolares. Além das atletas paraibanas, mais duas jogadoras de outros estados foram convocadas. Geandra Rodrigues, do Pará, e Eduarda Rodrigues, do Rio Grande do Norte, vão se integrar a equipe durante o torneio. A competição começa nesta sexta-feira, em Natal, e segue até o dia 5 de dezembro. O Brasil está no grupo A, com Argentina, Equador e Uruguai.
Motiva, equipe de Handebol (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Time do Motiva vai representar o Brasil nos jogos Escolares Sul-Americanos (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
De acordo com o treinador Izaías Oliveira, a preparação das meninas começou no início do ano e que a conquista da vaga para o Sulamericano era um sonho de todas as jogadoras. Ele também listou as principais adversárias na disputa.
- Já era um desejo antigo nosso. Estavámos tentando conquistar esse título escolar há muito tempo para poder representar o Brasil. Tudo que traçamos para esse ano foi alcançado, com exceção do Sul-Americano, que ainda não aconteceu. Vamos voltar com o título, se Deus quiser. Começamos a preparação em fevereiro. Também analisamos algumas fitas para perceber as dificuldades que podemos enfrentar. Argentina e Paraguai disputaram nos últimos anos o título com o Brasil e trouxeram dificuldades - comentou Izaías Oliveira.
Mariah, atelta do Motiva (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Pai e filha discutem estratégias de jogo
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Com apenas 14 anos, Mariah Oliveira tem a responsabilidade de ser a capitã da equipe. Filha do técnico Izaías, a central garante que a equipe está bem preparada e que o ponto fundamental dentro do grupo é a união de todas.

- Será a primeira vez que a gente vai representando o Brasil. Isso era um sonho de todas as atletas. O peso nas costas é grande, mas vamos em busca de mais um título. Os treinos foram muito intensos, por isso queremos nos sair bem. Estamos um pouco nervosas e ainda ansiosas por representar uma nação - afirmou Mariah.

A pivô Bruna Martins avisa que elas não serão apenas uma seleção na competição, mas uma equipe com um único objetivo: ser campeão. Segundo ela, o grupo treinou pela manhã, tarde e a noite e inclusive nos feriados, para não perder o ritmo.

- Nem a gente esperava por essa vaga. Mas nunca perdemos a esperança de poder representar o Brasil. Ganhar o Sul-Americano será o maior título que uma escola poderá conquistar. Aviso para os nossos adversários que fiquem ligadas, pois vamos com tudo - garantiu Bruna.

O grupo B dos Jogos Sul-Americanos Escolares é formada pelo Paraguai, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. Já a estreia do Brasil na competição será contra o Uruguai, nesta sexta-feira, às 10h15.

Motiva, equipe de Handebol (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Meninas treinam com coletes emprestados do futsal (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário