21/12/2012

Presidente Dilma Rousseff participa da reabertura do Mineirão, em BH

Estádio foi reaberto depois de quase três anos de obras para receber jogos da Copa das Confederações, ano que vem, e da Copa do Mundo de 2014

Dilma marca presença na entrega do Mineirão (Foto: Maurício Vieira / Globoesporte.com) 
Presidente Dilma marca presença na entrega do Mineirão (Fotos: Maurício Vieira / Globoesporte.com)
Nove mil toneladas de aço, 717 de concreto, 1.060 dias de reforma. Para os apaixonados pelo futebol e pelo Mineirão, uma eternidade. Mas, enfim, chegou o dia do reencontro. O Mineirão, finalmente, foi reaberto. Com a presença da presidente Dilma Rousseff, que veio a Belo Horizonte especialmente para o evento de reinauguração, o estádio foi entregue aos mineiros. Bola rolando, no entanto, somente no ano que vem. O clássico Cruzeiro x Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro, válido pelo Campeonato Mineiro, será o primeiro jogo do remodelado Mineirão.
A cerimônia de reabertura, que teve início por volta das 16h (de Brasília), terá duração aproximada de um hora. Estão presentes no Mineirão o ministro dos esportes, Aldo Rebelo; o diretor-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira; o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo em Minas, Thiago Lacerda, entre outras autoridades e personalidades do esporte.
Parreira marca presença no Mineirão (Foto: Maurício Vieira / Globoesporte.com) 
Carlos Alberto Parreira gostou do Novo Mineirão
- O estádio é tão bom quanto igual a maioria dos estádios da Europa. Estou me sentindo na Europa. O estádio é bonito, moderno, tem segurança para o torcedor. Todo mundo vai se sentir melhor - avaliou Parreira.
Ao chegar ao estádio, Dilma foi recebida pelo governador Anastasia. Cumprimentou e tirou fotos com um grupo de operários que trabalhou na reforma do Mineirão. Abraçou, um a um, e foi fotografada junto aos ex-jogadores presentes, como Reinaldo, Ademir da Guia, Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, entre outros. Nas cadeiras, balões formaram o nome do estádio e a frase 'Sou do Mundo, sou Minas Gerais', que é um trecho da música 'Para Lennon e Mccartney', dos compositores Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges.
Nos telões foi exibido um pronunciamento gravado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, parabenizando o Brasil e Minas Gerais pela reabertura do estádio. Dilma Rousseff autografou uma bola que fará parte do acervo do Museu do Futebol, que será inaugurado no Mineirão. Após autografá-la, a presidente chutou a bola e descerrou a placa de reabertura do estádio, exatamente às 17h15m.
Após o evento, os portões serão abertos para a entrada de 20 mil pessoas, que trocaram, antecipadamente, ingressos por alimentos não-perecíveis, e terão o privilégio de serem os primeiros visitantes do Novo Mineirão. Para finalizar, por volta das 20h, a banda mineira Jota Quest fará um show encerrando o histórico 21 de dezembro.
Mineirão está quase pronto para a reinauguração (Foto: Maurício Vieira / Globoesporte.com)Mineirão é reaberto depois de quase três anos de obras: primeiro jogo oficial será em fevereiro
O Novo Mineirão
Quando se olha o novo, é o velho que se sente. A fachada original, tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, foi preservada e reforçada para sustentar a nova cobertura, que terá placas para transformar energia solar em elétrica. 
Do lado de fora, a esplanada abraça o estádio. Dentro dele, a modernidade prevalece. Quem estiver no campo ou em uma das 62.160 cadeiras vai viver o futebol de um jeito diferente, em que o conforto será prioridade. Vestiários luxuosos para os jogadores. Para os torcedores, telões de alta definição. Camarotes, restaurante panorâmico e o tradicional tropeiro.
- Está garantido o tropeirão. Foi exigência nossa, na licitação que nós fizemos para as operadoras de bares, que foi mantida a exigência nossa que tenha no cardápio tanto o tropeirão quanto o o pneu no pão, que também é muito tradicional aqui no Mineirão - garante Ricardo Barra, diretor-presidente do Consórcio Minas Arena, que administra o estádio.
O coração de duas grandes paixões do futebol brasileiro se renovou para receber três jogos da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo: R$ 666,3 milhões de reais foram gastos para harmonizar passado e futuro. Aos 47 anos, o Mineirão está pronto para viver e proporcionar emoções ainda mais intensas. Belo Horizonte vai receber três jogos da Copa das Confederações, em junho do ano que vem, e seis partidas da Copa do Mundo da FIFA, em 2014. 

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário