05/01/2013

Botafogo de João Pessoa tenta acabar com histórico de fracassos da Paraíba na Copa São Paulo de Junior

 

Belo estreia hoje na Copa São Paulo de Juniores disposto a acabar com a fama de saco de pancadas que o futebol paraibano leva desde 1997

A 44ª edição da Copa São Paulo de Juniores começou nesta sexta-feira. Como sempre, é a competição que abre oficialmente o calendário do futebol brasileiro. E assim como acontece desde 1997, a Paraíba luta para conseguir o seu momento de glória, até aqui restrito à vitórias isoladas.
Para se ter uma idéia, nunca um clube do Estado conseguiu avançar de fase. Em contrapartida, coleciona goleadas históricas, como os 9 a 0 que o Corinthians aplicou no Santos de Tereré no ano passado.
Santos-PB leva goleada do Corinthians em 2012 (Foto: Daniel Cesare/Futura Press)O Santos de João Pessoa foi o último representante da Paraíba na Copa São Paulo. E estreou levando de 9 a 0 do Corinthians (Foto: Daniel Cesare/Futura Press)
E por que não conseguimos brilhar na Copinha? As razões são muitas.
- Falta planejamento, uma preparação adequada. Não é por falta de jogadores. Temos muita qualidade, mas lá enfrentamos equipes fortíssimas e que já vêm em ritmo de competição - alerta o técnico Ramiro Sousa, presente em três edições da Copa São Paulo (em 2006, 2009 e 2010).
O treinador lembra que o futebol paraibano não disputa competições de primeira linha na categoria sub-20, como a Taça Belo Horizonte, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Por isso, a diferença é tão grande quando enfrenta times do Sul e do Sudeste, especialmente do eixo Rio-São Paulo.
- Em 2009 fizemos uma preparação diferente. Pegamos o nosso time e enfrentamos os
profissionais de Sport, América-RN, ABC e Treze. O resultado é que fizemos uma campanha muito boa e quase conseguimos a classificação - destacou Ramiro.

De fato, a campanha do CSP naquele ano é uma das poucas a se destacar do futebol paraibano quando o assunto é Copa São Paulo. Para começar, o Tigre saiu invicto da competição, empatando com o Corinthians (que viria a ser campeão) e com o São Carlos, e vencendo o Democrata de Sete Lagoas.
O pioneiro: Paraíba estreou em 1997
O primeiro time paraibano a participar da Copa São Paulo foi o Botafogo, em 1997. O time era comandado por Roberto Oliveira, que tinha como auxiliar o hoje técnico Reginaldo Sousa. Na oportunidade, os dois garimparam talentos em todo o Estado e formaram uma verdadeira seleção paraibana. O ex-meia Rulian Fernandes lembra o espírito do time.
Botafogo-PB na Copa SP de 1997 (Foto: Divulgação)O Botafogo-PB foi o primeiro representante paraibano na Copa SP: estreia com empate com o Cerro Porteño
em 1997 (Foto: Divulgação)
- Sabíamos que estávamos fazendo história. Seríamos a primeira equipe da Paraíba a disputar a Copa São Paulo e isso deixou todos motivados. Mas, como sempre, faltou estrutura. Para se ter uma ideia, o ônibus que levava a delegação quebrou na estrada e só chegamos no dia do jogo contra o Cerro Porteño, na estreia da competição – lembra Rulian, hoje com 35 anos.
O empate com o time paraguaio, na estreia, animou os botafoguenses. Mas nem isso foi
capaz de livrar as goleadas para Corinthians (6 a 0) e América-MG (3 a 0) na sequência da competição.

- Por mais que jogássemos, não dava para vencer esses dois. O Corinthians, por exemplo, era formado só por jogadores profissionais. Era um duelo entre o profissionalismo e o amadorismo completo. Depois veio o América, que tinha até jogadores na seleção brasileira sub-20. Dentro de nossas possibilidades, até que a campanha foi boa – ressalta Rulian, que chegou a integrar o elenco de profissionais do Botafogo em 1998, mas abandonou a carreira depois de passar num concurso público.
Do time que disputou a Copinha em 1997, poucos jogadores vingaram. Os que tiveram mais futuro foram o meia Jorginho, que continua jogando até hoje no futebol italiano, e o atacante Maírton, que chegou a ser titular do Botafogo.
Acho que falta intercâmbio para os nossos clubes. Só o Campeonato Paraibano é muito pouco"
Nelson Lira, presidente do Botafogo-PB
Estudante faz história
A primeira vitória só viria sete anos depois da primeira participação, com o Estudante, que fez 4 a 3 no América-MG. Antes disso, foram 23 jogos de jejum.
- Acho que falta intercâmbio para os nossos clubes. Só o Campeonato Paraibano é muito pouco - arrisca Nelson Lira, presidente do Botafogo.
O Botafogo, aliás, é o time paraibano que mais disputou a Copa São Paulo - quatro edições. Em 12 jogos, só conseguiu vencer um. Os números negativos não param por aí. O Belo conseguiu marcar apenas cinco gols e sofreu nada menos que 43.
O futebol paraibano só ganhou outras cinco partidas na Copinha - das 51 que disputou até aqui. E não vale sequer o argumento de que a Federação não tentou. Durante muito tempo, foi feita uma espécie de rodízio entre os clubes para representar a Paraíba em São Paulo. Botafogo, Auto Esporte, Treze, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Sousa, Serrano, Santos de Tereré e o amador Estudante já tiveram a possibilidade de jogar a Copinha.
Polêmicas à parte
Em 2011 o time indicado seria o Guarany de Santa Rita, campeão paraibano sub-20. Mas justamente nesse ano a Federação Paulista decidiu que convidaria apenas times profissionais. Assim, a FPF resolveu criar em 2011 a Taça Paraíba para dar ao campeão a vaga na   competição. O Santos de Tereré venceu a primeira edição e no ano passado o título ficou com o Treze.
No entanto, o Galo acabou ficando de fora da edição de 2013. Depois de anunciar que a Paraíba seria contemplada com uma segunda vaga (no caso, para o vice campeão da Taça  Paraíba, o Botafogo), a Federação Paulista acabou excluindo o Treze da competição, numa decisão até aqui pouco explicada.
Rosilene Gomes, presidente da Federação Paraibana de Futebol (Foto: Renata Vasconcellos) 
Rosilene Gomes lembra que a escolha do participante é uma decisão da Federação Paulista.
Neste ano, a vaga seria do Treze, que venceu a Taça Paraíba Sub-18 (Foto: Renata Vasconcellos)
- O que posso dizer é que a Copa São Paulo é uma competição promovida pela Federação Paulista, que convida os clubes. O que a Federação Paraibana pode fazer é indicar um ou outro clube, apenas como sugestão. E indicamos Treze e Botafogo, nessa ordem - explicou Rosilene Gomes, presidente da FPF.
Há quem garanta que o Treze abdicou da competição para evitar mais gastos, uma vez que estourou o orçamento do futebol na briga para disputar a Série C - entre pagamentos de  advogados, entrada de processos e na formação da equipe. Outros, no entanto, argumentam que a exclusão do time nada mais foi do que uma retaliação da Federação Paulista contra o Galo por este ter entrado com uma ação na Justiça Comum contra a CBF. As duas teorias não são confirmadas nem desmentidas por nenhuma das fontes oficiais.
Falta investimento na base
Muitos clubes encaram a possibilidade de disputar a Copa São Paulo apenas como um balcão de negócios. Afinal, vender um jogador para um grande clubes pode significar um reforço considerável no orçamento. Mas essa realidade impede a formação de times competitivos, já que a prioridade é colocar na vitrine apenas jogadores pertencentes aos próprios clubes.
- Disputar a Copa São Paulo só para vender jogadores não me parece ser uma boa estratégia. A venda tem que ser consequência de uma boa campanha e não o contrário - disse Nelson Lira.
Ramiro Sousa observa treino do CSP (Foto: Expedito Madruga / Globoesporte.com/pb)Ramiro Sousa já comandou o CSP em três edições da Copa São Paulo. Por ser o técnico de todas as categorias do Tigre, ele não consegue dar atenção exclusiva ao time júnior
(Foto: Expedito Madruga / Globoesporte.com/pb)
Outro problema é que não há investimento nas categorias de base. Mesmo o CSP, que se orgulha de ser o maior formador de jogadores do futebol paraibano, não consegue ter um técnico exclusivo para a categoria. Ramiro Sousa comanda todas as divisões do clube, inclusive os profissionais.
- Não tenho dúvida de que se fizéssemos um trabalho voltado apenas para a Copa São Paulo os resultados seriam diferentes. Mas infelizmente isso não acontece na Paraíba.
CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DOS TIMES PARAIBANOS AO LONGO DE 14 ANOS DE COPA SÃO PAULO
199720002001
Botafogo 1 x 1 Cerro Porteño
Botafogo 0 x 6 Corinthians
Botafogo 0 x 3 América-MG
Treze 1 x 5 Fluminense
Treze 0 x 2 União Rondonópolis
Treze 1 x 5 Atlético-PR
Botafogo 0 x 5 Corinthians
Botafogo 0 x 4 São José
Botafogo 1 x 8 Santa Cruz
Sousa 1 x 1 América-RN
Sousa 1 x 3 Mirassol
Sousa 3 x 4 Joseense
Auto 0 x 5 Goiás
Auto 1 x 6 Botafogo-RJ
Auto 0 x 6 Roma-SP
200220032004
Serrano 2 x 2 Corinthians-AL
Serrano 1 x 4 Figueirense
Serrano 1 x 6 Palmeiras
Auto 1 x 3 Inter de Bebedouro
Auto 0 x 5 Corinthians
Auto 0 x 2 América-SP
Estudante 0 x 3 Independente
Estudante 0 x 3 Grêmio
Estudante 4 x 3 América-MG
200520062007
Treze 0 x 2 Ferroviária
Treze 1 x 7 Corinthians
Treze 3 x 1 Juventus
Botafogo 0 x 2 Inter de Limeira
Botafogo 0 x 5 Palmeiras
Botafogo 1 x 2 Iraty
CSP 0 x 0 Ecus
CSP 1 x 6 Inter
CSP 1 x 4 Vila Nova-GO
Campinense 0 x 4 Taubaté
Campinense 1 x 3 Palmeiras
Campinense 2 x 3 Porto-PE
200820092010
Botafogo 0 x 3 São Bernardo
Botafogo 0 x 3 Grêmio
Botafogo 2 x 1 Ypiranga-AP
CSP 1 x 1 Corinthians
CSP 0 x 0 São Carlos
CSP 1 x 0 Democrata/SL
CSP 0 x 2 Coritiba
CSP 1 x 2 Pão de Açúcar
CSP 1 x 1 Sertãozinho
20112012 
Nacional-P 0 x 4 Paulista
Nacional-P 2 x 6 Botafogo-RJ
Nacional-P 2 x 4 Rio Preto
Santos de Tererá 0 x 9 Corinthians
Santos de Tereré 1 x 6 Juventus
Santos de Tereré 2 x 0 Desportiva
 
 Belo em 2013
Se depender do Botafogo, a relação entre o futebol paraibano e a Copa São Paulo vai começar a mudar a partir de 2013. A primeira decisão foi mandar força máxima para São Paulo, com jogadores que se destacaram na Copa Paraíba, como o lateral Léo, o zagueiro Sadan e os meias Jackson e Joálisson, que já fazem parte do elenco profissional comandado por Marcelo Vilar.
- O Botafogo vai com força máxima para São Paulo. Com todos os jogadores que têm idade  júnior. Esse ano a competição volta a ser disputada por jogadores até 20 anos, o que nos dá  uma boa base da Copa Paraíba - lembrou Nelson Lira.
Botafogo-PB, time júnior (Foto: Divulgação/Botafogo) 
O time do Botafogo-PB espera mudar a história de fracassos do futebol paraibano apostando na base que disputou a Copa Paraíba sub-21 no ano passado (Foto: Divulgação/Botafogo)
Nos últimos anos, a Federação Paulista havia reduzido a idade para 18 anos, o que na opinião de Nelson Lira dificultava ainda mais as coisas para o futebol paraibano.
Outro fator que pode ajudar o Belo em 2013 é o grupo sem nenhum time do top-12 nacional. Nas outras quatro vezes que disputou a Copa São Paulo, o Botafogo enfrentou chaves fortíssimas, com Corinthians (1997 e 2000), Palmeiras (2006) e o Grêmio (2008). Desta vez, o time paraibano vai enfrentar Bahia, Audax-SP e Criciúma.
- A nossa expectativa é muito grande. Temos a consciência de que nosso time é forte e que pode ir longe. Mas vamos dar um passo de cada vez - encerrou Nelson Lira, que reuniu todo o elenco antes da viagem e pediu empenho para honrar a camisa botafoguense.

Fonte: Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário