07/06/2013

Portugal vence a Russia por 1 X 0 e assume liderança do Grupo F das eliminatórias europeias

 

O jogo foi feio, o futebol nada empolgante, mas Portugal riscou de sua lista o compromisso mais difícil que restava até o fim do Grupo F das eliminatórias europeias da Copa do Mundo. O objetivo, que era a vitória, foi cumprido a duras penas, embora o que de fato importasse eram os três pontos. Com Cristiano Ronaldo pouco inspirado, coube a Hélder Postiga marcar o gol do triunfo por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, e dar motivos para o torcedor respirar aliviado por ora.
Os lusos, quem diria, saíram do risco de se complicarem na chave para a liderança. A equipe treinada por Paulo Bento atingiu os 14 pontos, contra 12 da Rússia, que soma dois jogos a menos (sete a cinco). Israel é o terceiro, com 11 (e seis jogos), e também sonha com uma vaga ao menos na repescagem - dedicada sempre ao segundo colocado de cada grupo.
Portugal voltará a campo pelas eliminatórias em setembro. Mais precisamente no dia 6, para visitar a Irlanda do Norte, vice-lanterna da chave, com três pontos. Já a Rússia jogará na mesma data contra Luxemburgo, mas no mês anterior enfrentará os próprios norte irlandeses em jogo que foi adiado em março por conta do mau tempo.
Helder Postiga gol Portugal contra Rússia (Foto: Reuters)Hélder Postiga é abraçado após marcar o único gol do jogo (Foto: Reuters)
Pouco foi o suficiente para Portugal
O futebol não chegou a encantar, mas a seleção portuguesa ao menos conseguiu coibir os russos na maior parte do tempo. Algo que esteve longe de acontecer quando o time de Fabio Capello enfrentou o Brasil, por exemplo, em amistoso disputado no fim de março, no Stamford Bridge, em Londres.
Para ilustrar as dificuldades impostas pelos lusos, o treinador italiano se viu obrigado a fazer duas modificações em praticamente meia-hora de jogo: saíram o lateral Anyokov e o atacante Fayzulin. Ainda assim, o time parecia preso e pouco lembrava o que conquistou a então liderança de sua chave nas eliminatórias com 100% de aproveitamento.
Portugal, àquela altura, já estava em vantagem. Graças a uma isolada jogada de perigo, em bola parada. Aos oito minutos, Miguel Veloso cobrou falta para a grande área e Hélder Postiga apareceu no meio para cumprir as suas funções de um centroavante. A conclusão ainda esbarrou na trave até balançar as redes de Akinfeev: 1 a 0.
Para não dizer que a Rússia não criou absolutamente nada, uma falha de Rui Patrício proporcionou um momento de perigo aos donos da casa. Aos 35, o goleiro cortou mal, Kombarov cruzou e, Glushakov, de primeira, desviou para fora. Passou perto.
Cristiano Ronaldo jogoPortugal contra Rússia (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo teve atuação apagada na vitória de Portugal em Lisboa (Foto: Reuters)
Um jogo de acomodados
O ritmo seguiu pouco empolgante na etapa final. As melhores oportunidades só foram surgir na segunda metade, depois de Paulo Bento e Capello mexerem ainda mais em seus times. Com fôlego renovado, Portugal buscou aos poucos ir ao ataque. Mas bem aos poucos...
Entre marcar o segundo e definir a parada e correr o risco de sofrer o empate, os lusos passaram a maior parte do tempo confortáveis com a vantagem. A torcida só ganhou motivos para se animar em finalizações de Nani, Moutinho e, por último Cristiano Ronaldo, em contra-ataque, já aos 42. Akinfeev defendeu sem dar rebote.
Os russos tampouco pareciam se importar com o resultado. Como ainda têm dois jogos a menos, provavelmente apostam suas fichas em triunfos contra a Irlanda do Norte e Luxemburgo. Vitórias neste caso que recolocariam a equipe na liderança independentemente do que fizesse Portugal. O único momento de relevância por parte dos visitantes na etapa final veio aos 33 minutos. Bystrov recebeu por trás da defesa e chutou na saída de Rui Patrício, mas estava claramente impedido.
Helder Postiga gol Portugal contra Rússia (Foto: AP)
Hélder Postia é festejado por Neto ao marcar o gol do jogo (Foto: AP)
 
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário