27/09/2013

Ministro cita modelo europeu e pede equilíbrio no calendário do futebol


Reuniao Ministro Esporte (Foto: Glauber Queiroz / Flickr / Ministerio do Esporte) 

Aldo Rebelo quer atenção aos times pequenos(Foto: Glauber Queiroz/Flickr / Ministerio do Esporte)
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se posicionou a favor do movimento dos jogadores que pedem um calendário mais folgado no futebol brasileiro. No entanto, defendeu que a discussão vá além: envolva também o calendário para os clubes menores, que só disputam as competições estaduais.
- Já observei que, em alguns casos, o calendário brasileiro exige de alguns clubes posição acima da média mundial e europeia. Alguns clubes brasileiros chegam a jogar 20 partidas a mais no ano que clubes de ponta na Europa. Mas tem outros clubes que não têm nem sequer calendário para três meses. Jogam o campeonato local e depois não tem mais calendário - argumentou Rebelo.
Na última segunda-feira, um grupo de 75 jogadores divulgou nota solicitando uma reunião com a CBF para discutir o calendário do futebol em 2014. A principal insatisfação dos atletas é com a decisão da entidade de antecipar o início dos campeonatos estaduais por conta da paralisação das competições durante a Copa do Mundo, o que prejudicaria, inclusive, as férias e o período de pré-temporada dos clubes.
Segundo Aldo Rebelo, os problemas do calendário precisam ser discutidos por todas as partes envolvidas no futebol, de forma que se chegue a um equilíbrio. O ministro, no entanto, evitou falar sobre a possibilidade de o governo participar das discussões.
- É preciso haver esforço de todos no sentido de racionalizar este calendário, que compromete a qualidade do espetáculo e o nível médio do jogo. Acho que esse desafio é um desafio que todos que fazem parte do futebol devem encarar.

GE/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário