15/11/2013

Paraibano 2014: Sousa até aceita mudar regulamento, mas sem perder vantagem da 1ª fase

 


A polêmica em torno do Campeonato Paraibano de 2014 pode ter um desfecho na próxima segunda-feira, quando a Federação Paraibana de Futebol (FPF) vai reunir os clubes para discutir o que será feito após as saídas de Nacional e Esporte de Patos. Antes irredutível, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, já aceita até mesmo mudar o regulamento da competição para conciliar todos os interesses.
- A gente quer o melhor para o futebol paraibano. Por isso, o Sousa aceita mudar alguma coisa. Até mesmo a proposta feita pelo Zé Ivan  para diminuir os custos. O que eu não abro mão é de que os vencedores da primeira fase tenham vantagem no mata-mata - disse Aldeone.
O dirigente sousense se refere à proposta feita por José Ivan, conselheiro do Nacional de Patos, para que a primeira fase fosse disputada em dois grupos, regionalizados. Numa chave, os times do Sertão (Sousa, Nacional, Esporte e Atlético); e na outra, os do Litoral (Auto Esporte, CSP, Santa Cruz e Campinense). Nessas condições, os times de Patos retornariam à disputa.
- Pode ser uma fórmula interessante. Diminuiríamos o número de jogos e os deslocamentos. Mas para isso a FPF tem que chamar os clubes para uma conversa e discutir o assunto.
Aldeone Abrantes, presidente do Sousa (Foto: George Wágner)Aldeone também deixou claro que não aceita o rebaixamento se apenas seis times disputarem a 1ª fase(Foto: George Wágner)
A polêmica do rebaixamento
Outro ponto que Aldeone Abrantes está preocupado é em relação ao rebaixamento. A FPF já indicou que haverá descenso, respeitando o que determina o Estatuto do Torcedor. O dirigente do Sousa, no entanto, não concorda que dois times caiam numa fase disputada por apenas seis.
- Isso está errado. Ou se faz uma primeira fase com oito clubes e, aí sim, dois caindo; ou então que ninguém seja rebaixado. O regulamento só prevê o rebaixamento para uma fase disputada por oito clubes. Qualquer coisa diferente disso é rasgar o que foi decidido antes - disse Aldeone.
Ou se faz uma primeira fase com oito times, aí sim, com dois caindo. Ou então que ninguém seja rebaixado"
Aldeone Abrantes
Aldeone também se mostrou inclinado a aceitar as participações de Paraíba de Cajazeiras (nono colocado neste ano) e Queimadense (terceira colocada na 2ª divisão) para se completar o número de oito clubes na primeira fase.
- A Federação deveria convidar esses times para os lugares de Nacional e Esporte. Eles têm o direito de jogar. Sei do problema do calendário, mas isso não pode ser obstáculo para o que é certo - discursou.
Desistências em massa
Aldeone já deixou claro que não vai para a reunião de segunda-feira na FPF. Vai mandar um representante - segundo ele, porque não seria bem recebido na entidade após as críticas feitas à administração de Rosilene Gomes. Mas prevê um clima quente para se chegar a um consenso. Aldeone acredita até mesmo numa posição drástica dos seis times da primeira fase.
- Ninguém aceita o rebaixamento numa fase com apenas seis times. Pelo que tenho conversado com alguns dirigentes, podemos até ver uma saída em massa da competição. E aí, eles vão fazer o quê? Rebaixar Botafogo e Treze? Se só eles sobrarem na disputa, vão ter quer cair, né?
Por fim, o presidente do Sousa disse que só vai pensar na formação do time para 2014 quando a situação envolvendo o regulamento do Campeonato Paraibano estiver definida.
- Não tenho como planejar hoje se não sei o que vai acontecer daqui para frente. Não sei nem quem vai participar do campeonato.
Sousa, Atlético-PB, Atlético de Cajazeiras, Paraíba, Campeonato Paraibano (Foto: Jefferson Emmanoel / Globoesporte.com)O Sousa só vai pensar na formação do time de 2014 quando a FPF resolver a polêmica do regulamento(Foto: Jefferson Emmanoel / Globoesporte.com)
 
 Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário