05/12/2013

Almanaque: Veja algumas curiosidades da Copa do Mundo de 1962


Chile x Itália: partida mais violenta da Copa do Mundo de 1962
Chile x Itália: partida mais violenta da Copa do Mundo de 1962 / Crédito: Haynes Archive/Popperfoto

FEITOS CÃO E GATO
Esta foi a Copa do Mundo mais violenta realizada até aqui. Seis jogadores foram expulsos de campo – somando todas as expulsões das seis edições anteriores tivemos o total de 12 indisciplinados. A disputa entre chilenos e italianos nessa Copa, no dia 2 de julho, foi tão agressiva que ficou conhecida como "Batalha de Santiago". Tudo começou com um chute do chileno Toro no italiano Mora, que levaria o troco de Ferrini. Mais tarde, o italiano Maschio acertou Sanchez e o chileno revidou com um soco, que quebrou o nariz do adversário. A sucessão de agressões resultou em apenas duas expulsões, mas as duas equipes tiveram que sair do gramado escoltadas.
O DRIBLE DOS TOTÓS
 
Cão invade o campo na partida Brasil x Inglaterra na Copa do Mundo de 1962
Cão invade o campo na partida Brasil x Inglaterra na Copa do Mundo de 1962 / Crédito: Popperfoto
No jogo Brasil 3 x Inglaterra 1, pelas quartas-de-final, em Viña del Mar, o árbitro francês Pierre Schwinte parou a partida duas vezes e saiu correndo atrás de cachorros que invadiram o campo. Na primeira vez, o animal driblou o brasileiro Garrincha, mas foi capturado pelo inglês Greaves, que ficou de quatro no gramado e foi se aproximando do cachorro aos poucos. Na segunda, o invasor canino não foi pego. Entrou no campo, passeou pelo gramado, passou por baixo do alambrado e sumiu.
 
Vavá
Vavá / Crédito: Popperfoto
FIGURINHA CARIMBADA Na partida semifinal, contra o Chile, o recifense Edvaldo Izídio Neto perdeu três quilos e meio. Todo esse empenho do craque Vavá foi recompensado com a conquista de mais um título mundial. Vavá, jogador do Palmeiras, entrou para a história como o único a marcar gols em duas finais consecutivas de Copa do Mundo.
 
 
CARTAS AO EDITOR
Sr. Editor, por que o Uruguai jogou de camisa vermelha em sua partida de estreia?
Essa camisa surgiu em 1932. Uruguaios e argentinos fizeram um amistoso para selar a paz entre eles. Cada seleção entrou em campo com um uniforme reserva. O Uruguai, de vermelho, e a Argentina, de branco. No Campeonato Sul-Americano de 1935, o Uruguai jogou toda a competição de vermelho e se tornou campeão. Por causa disso, adotou o vermelho como segundo uniforme.
Sr. Editor, o gol olímpico marcado no jogo União Soviética e Colômbia foi o primeiro da história?
Sim. No empate de 4 x 4 entre União Soviética e Colômbia, foi registrado o único gol olímpico marcado em Copas do Mundo até o momento. O gol olímpico foi o segundo da Colômbia, convertido por Coll, justamente no goleiro Yashin, o “Aranha-Negra”.

Redação Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário