12/12/2013

As maiores tapetadas do futebol brasileiro, confira


Tapetão é uma expressão muito usada no mundo do futebol quanto um time perde em campo, mas ganha na Justiça ou é beneficiado por alguma decisão do órgão que dirige a competição do fato.
Aproveitando todo esse imbróglio que está acontecendo no Brasileirão 2013, o Gol de Canela F.C. separou as maiores "tapetadas" no futebol brasileiro:
1992 – Um "bônus" para o Grêmio




O Grêmio disputou a segunda divisão em 1992. Ao final do campeonato, o tricolor gaúcho não tinha feito uma boa campanha, ficando em 11º . Entretanto a CBF tinha feito uma modificação no inicio do campeonato onde subiria 12 times para a Série A ao invés de 2 como era antes, algo até então inédito no campeonato brasileiro. Nesse caso, o Grêmio conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro.

Segundo a CBF, essa alteração ocorreu simplesmente para aumentar o número de equipes promovidas.


1996 – A confusão da CBF

No Brasileirão de 1996, Fluminense e Bragantino ficaram nas últimas posições do campeonato e teoricamente deveriam ser rebaixados, entretanto a CBF decidiu não rebaixar nenhum time e fazer um Nacional com 26 equipes em 1997.


O Fluminense foi um dos beneficiados com a decisão


1999 – Caso Sandro Hiroshi e a revolta do Gama




Foi a vez do Botafogo e Internacional "alterarem" a tabela do Brasileirão. Com a reivindicação desses dois clubes, o STJD tirou 4 pontos do São Paulo devido a escalação do jogador Sandro Hiroshi de forma irregular em duas partidas (São Paulo 6 x 1 Botafogo e São Paulo 2 x 2 Internacional). Na mesma decisão, o tribunal cedeu ao Internacional 2 pontos e o Botafogo 3 pontos, o que salvou as duas equipes das ultimas posições, pois o critério para rebaixamento era relacionado as médias do campeonatos de 98 e 99.

Para explicar o que aconteceu, entenda como era o critério de rebaixamento em 1999

- O critério era a média dos pontos obtidos no campeonato atual e no anterior. Seriam rebaixados os clubes com as 4 menores médias. Mas, como o número de jogos na primeira fase baixou de 23 para 21 entre 1998 e 1999, era necessário fazer uma média examinada entre as duas pontuações. A fórmula definida pela CBF para a média de pontos era:

Média de pontos = Pontuação de 98/23 + Pontuação de 99/21 / 2

Como Gama e Botafogo/SP não disputaram o Campeonato de 1998 (pois estavam na série B), a fórmula para eles foi reduzida para:

Média de pontos = Pontuação de 99/21

Então, sem a decisão do STJD, as piores médias ficariam assim:

Botafogo/SP: 1,000
Juventude: 1,089
Paraná: 1,093
Botafogo: 1,178

Porém, com a decisão, esse foi o resultado final para o rebaixamento:

Botafogo/SP: 1,000
Juventude: 1,089
Paraná: 1,093
Gama: 1,238

Ou seja: o Botafogo escapou e assim o rebaixado seria o Gama/DF. Porém, o clube do Distrito Federal não aceitou a decisão do tribunal e recorreu à Justiça Comum. (até hoje, o Gama é o único clube de futebol do mundo que conseguiu jogar um campeonato por força de decisão judicial).

Com essa disputa judicial e o ganho de causa do Gama, a CBF ficou impedida de comandar o Campeonato Brasileiro de 2000.


O Gama/DF ficou conhecido no Brasil e no mundo pelo seu ato


2000 – Os vestígios de 99 – a virada de mesa do Fluminense e do Bahia

Com o processo do Gama, o Clube dos 13 assumiu a organização do campeonato e adotou o nome de Copa João Avelange, que contou com a presença de 116 times em 4 módulos, sendo um deles o principal.

O Fluminense, que em 99 tinha sido campeão da terceira divisão, pulou direto para o módulo principal, juntamente com o Bahia que disputou a segundona, porém não tinha conseguido se classificar.


A equipe do EC Bahia também foi beneficiada com a decisão do Clube dos 13 (Foto de 2001)


2005 – Taça "Edílson Pereira de Carvalho "

Sem duvida, o Campeonato Brasileiro de 2005 foi um dos mais polêmicos da história do futebol. Depois de descoberto o esquema de manipulação de resultados encabeçado pelo então árbitro Edílson Pereira de Carvalho, a competição teve 11 jogos anulados que tiveram que ser remarcados.

Com os jogos remarcados, o Corinthians conseguiu pontos em jogos que tinha perdido anteriormente e assim se sagrou campeão do Brasileirão de 2005.


 Edílson fez parte de uns dos esquemas mais sujos da história do futebol

Fonte: Gol de Canela com Lance Activo

Nenhum comentário:

Postar um comentário