12/12/2013

Grêmio repassa mais de R$ 1 milhão para Torcidas Organizadas em 23 meses, diz jornal



briga arena geral grêmio (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com) 

MP quer cadastrar torcidas
Brigas foram recorrentes na Geral na Arena
(Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)
Mais do que ajudar com ingressos, o Grêmio repassou dinheiro vivo às torcidas organizadas. O montante, entre 19 de janeiro de 2011 e 21 de dezembro de 2012, época da gestão do ex-presidente Paulo Odone, chegou a R$ 1,1 milhão, cujos recibos eram assinados pelos líderes dos grupos em pleno Estádio Olímpico. A informação exclusiva consta em reportagem do jornal Zero Hora desta quinta-feira, inclusive com a publicação de documentos.
Documento comprova repasse de dinheiro do Grêmio à Geral (Foto: Agência RBS)Documento comprova repasse de dinheiro do Grêmio à Geral (Foto: Agência RBS)
Cerca de 85% deste valor foi destinado à Geral, torcida que tem antigos comandantes em disputa pelo poder desde a inaguração da Arena, em 8 de dezembro do ano passado. Na tesouraria do clube, a alegação era de que a verba seria ‘despesa de viagem de torcida’. Porém, não havia cobrança de prestação de contas. Em suma: os líderes usavam o dinheiro como quisessem.
- Não era para eles fazerem o que quisessem com o dinheiro. Não sei dessas coisas (o valor). Eu tinha de me preocupar com o macro do Grêmio, com o esporte. Não fiz nada do que repetir o que era feito na gstaão Duda (Kroeff, presidente que comandou o Grêmio no biênio anterior) – disse Paulo Odone ao jornal Zero Hora.
A atual administração de Fábio Koff, eleito no final do ano passado, garante não repassar dinheiro. O que não representa que a Geral não tenha representatividade no clube: tem 15 membros eleitos como conselheiros.


O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai agir para controlar a ação das torcidas organizadas nos estádios. A partir do início de 2014, o órgão vai atuar junto à Federação Gaúcha de Futebol e aos dois principais clubes do Estado para cadastrar torcedores que integram movimentos como a Geral do Grêmio e a Popular do Inter.

De acordo com o promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior, da Promotoria do Torcedor do Ministério Público, o processo para o cadastramento dos torcedores já em fase final e deve ser implantado no início de 2014.

- Já tínhamos estabelecido essa ação junto aos clubes e com a FGF ao longo deste ano. A partir de agora, vamos intensificar o processo para que isso possa ocorrer já a partir de janeiro do próximo ano. A ideia é visitar essas torcidas para cadastrar um a um os torcedores que fazem parte dos movimentos. Isso será um passo importante para a identificarmos quem está por trás dessas torcidas - afirmou ao GloboEsporte.com
.

Globo Esporte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário