13/12/2013

Grêmio lidera ranking da CBF de 2014; campeão brasileiro, Cruzeiro é oitavo, e o Treze é o melhor colocado entre os clubes paraibanos



A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira o seu ranking nacional de clubes. Mesmo sem títulos na temporada, o Grêmio terminou o ano na liderança. O Tricolor, que tem 15.286 pontos, terminou 2013 em quinto na tabela da entidade. O Corinthians, com 15.048 pontos, manteve a segunda posição. Sétimo colocado no ano passado, o Flamengo subiu quatro degraus e terminou o ano em terceiro. O campeão brasileiro Cruzeiro subiu duas posições, mas é apenas o oitavo.
Maxi Rodriguez grêmio gol flamengo (Foto: Wesley Santos / Pressdigital) 
Mesmo sem títulos em 2013, Grêmio assumiu a liderança do ranking (Foto: Wesley Santos / Pressdigital)
A lista dos dez melhores do ranking da entidade tem ainda rebaixado Vasco, que está na quarta colocação, o Fluminense, que caiu da primeira posição para o quinto posto, o Internacional em sexto, o São Paulo em seguida, o Santos em nono e o Atlético-PR na décima posição. O Palmeiras é o 11º, seguido por Botafogo, Goiás e Coritiba.
Campeão da Libertadores, o Atlético-MG seguiu sem resultados expressivos em competições nacionais e caiu da 12ª posição para o 15º posto. O ranking da CBF considera apenas os resultados obtidos em competições organizadas pela entidade nos cinco últimos. A pontuação é importante principalmente para a definição de vagas na Copa do Brasil. 
os critérios
Este é o segundo ranking da CBF com o novo formato, adotado no fim de 2012. Até o ano passado, eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. O novo critério leva em conta apenas as cinco últimas temporadas, que têm pesos diferentes na soma dos pontos. O ano vigente multiplica a pontuação por cinco, o ano anterior por quatro e assim por diante.  
O campeão brasileiro da Série A recebe 800 pontos. O vencedor da Série B leva 400 pontos, o primeiro colocado na Terceirona tem 200 e o campeão da Série D obtém 100. Os campeões da Copa do Brasil e da Copa do Brasil de Futebol Feminino levam a mesma pontuação: 600 pontos. Os vice-campeões sempre recebem 80% dos pontos do campeão. Os clubes que participam da Libertadores e entram apenas nas oitavas de final recebem uma bonificação de 400 pontos. O clube que for campeão da Copa Sul-Americana e não participar da Copa do Brasil receberá 280 pontos.
Ranking de federações
A CBF também divulgou o ranking de federações, que teve poucas alterações em relação ao último. A Federação Paulista de Futebol continua na primeira colocação, com 100.001 pontos, seguida das federações carioca, mineira, gaúcha e paranaense. As federações catarinense, goiana, pernambucana, baiana e cearense fecham a lista das dez melhores ranqueadas, todas mantendo as mesmas posições do último ranking.
veja em que posição está seu clube
Ranking Nacional de clubes (Foto: Reprodução)Ranking Nacional de Clubes 2014 (Foto: Reprodução)

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário