23/01/2014

Copa do Nordeste: Botafogo-PB sai na frente, más leva virada e perde por 2 X 1 para o Guarany-CE



 Foto: Sobral em Alerta
Futebol se joga com a cabeça, já dizia Sócrates. O Guarany de Sobral resolveu levar a máxima ao pé da letra e venceu de virada o Botafogo-PB nesta quinta-feira (23) por 2 a 1 com dois gols de cabeça de Juliano e Rodrigo Vítor. Um dos pivôs do imbróglio que pode tirar quatro pontos do Belo por escalação irregular, Pio abriu o placar para os paraibanos.
Com o resultado, o Cacique do Vale chega aos quatro pontos na tabela e assume a ponta do Grupo D. Já o Alvinegro da Estrela Vermelha, permanece com um ponto, na última posição e espera o julgamento da escalação irregular de Pio e Thiaguinho contra o Sport que pode deixar a equipe com três pontos negativos.
Na próxima rodada, o Guarany de Sobral volta a Pernambuco para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro. A partida está marcada para as 18h 30m (19h 30m no horário de Brasília) do domingo (26). No mesmo dia, às 16 horas (17 horas no horário de Brasília), o Botafogo-PB recebe o Náutico no Almeidão.
Começo movimentado
O Guarany começou empolgado com o bom empate conseguido diante do Náutico na 1ª rodada e foi logo acertando a trave após cabeçada de Rodrigo Vítor aproveitando cobrança de escanteio. Entretanto, o Botafogo também repetiu a atuação na partida contra o Sport e conseguiu abrir o marcador antes dos dez primeiros minutos. Rafael Aidar fez boa jogada pela esquerda e achou Warley, que fez o pivô e encontrou Pio na cara do goleiro André Zuba para chutar no canto e correr para o abraço.
Com o gol tomado logo de cara, não restava outra alternativa ao Cacique do Vale se não atacar. A pressa rubro-negra resultou em desorganização e as jogadas não chegavam a ameaçar o goleiro Remerson. Além disso, o Belo assustava nos contra-ataques e quase ampliou com Warley de calcanhar. Sem conseguir tramar jogadas ofensivas, o caminho encontrado pelo Guarany foi a bola parada. Em falta cobrada por Zeca, Juliano se antecipou ao goleiro para deixar tudo igual no placar do Junco.
O gol de empate animou a equipe da casa e acanhou os visitantes que se fechavam na defesa e viam o Guarany criar as melhores chances. O Cacique do Vale ainda teve duas boas chances de virar, mas os atacantes Adriano e Thiago Furlan despediçaram.
Bola aérea para virar
O bom futebol apresentado pelo Guarany no 1º tempo se repetiu no começo da etapa complementar. Aos sete minutos, Adriano chegou perto de marcar um belo gol, após aplicar um chapeú em Magno Alves e arrematar nos pés do goleiro Remerson. A saída para furar o bloqueio do Belo era repetir o que foi feito na primeira etapa: bola aérea. Em escanteio mais uma vez cobrado por Zeca, Rodrigo Vítor não acertou a trave como anteriormente, e sim, as redes de Remerson para virar o placar aos 14 minutos.
A partir daí, o Botafogo-PB partiu para o desespero no ataque, enquanto era a vez do Gurasol se fechar na defesa. Três minutos após o gol, Pio tentou marcar o segundo dele no jogo, mas parou nas mãos de André Zuba. No rebote, Warley obrigou o goleiro sobralense a fazer mais uma intervenção. Apostando nos contra-ataques, o Cacique do Vale por pouco não ampliou com Thiago Furlan que recebeu lançamento de Maranhão e chegou na cara do gol, mas chutou de primeira para fora.
Recuado, o Guarany de Sobral chamou o adversário para o seu campo de defesa. Na principal chance do Alvinegro da Estrela Vermelha, aos 36 Leomir cobrou escanteio com efeito e, não fosse a defesa de André Zuba, teria marcado um gol olímpico. Sem conseguir o gol de empate, o Botafogo-PB ainda viu o meia Pio, que já havia sido substituído, receber o cartão vermelho no banco de reservas por discutir com o técnico Wladmir de Jesus. Assim, o Guarany esperou o tempo passar e a primeira vitória na Copa do Nordeste.

Globoesporte.com/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário