30/01/2014

STJD tira 4 pontos do Botafogo-PB por escalação de jogadores irregulares na Copa do Nordeste



O Botafogo-PB perdeu na noite desta quarta-feira quatro pontos na tabela de classificação da Copa do Nordeste e agora fica em situação crítica no Grupo D da competição. A decisão que deixou o clube com três pontos negativos (a equipe tinha apenas um ponto conquistado, justamente no empate de 1 a 1 contra o Leão) foi tomada por maioria de votos pela Terceira Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que considerou o clube pessoense culpado da acusação de ter escalado dois jogadores irregulares no jogo de estreia contra o Sport, realizado no Estádio Almeidão no dia 19 de janeiro.
A ação foi movida pelo Sport, depois que o volante Pio e o atacante Thiaguinho tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF um dia depois de atuarem no confronto contra a equipe pernambucana. O clube de João Pessoa, à época, alegou que inscreveu em tempo hábil os jogadores, mas o Belo não conseguiu convencer os auditores.
Segundo a decisão do STJD, "é obrigação dos clubes fiscalizarem seus jogadores" e só escalarem aqueles que estiverem com os nomes publicados no BID. 
 A decisão beneficia os outros três clubes do Grupo D, que veem um dos adversários com pontuação negativa. Atualmente, o líder do grupo é o Guarany de Sobral, com oito pontos; seguidos por Náutico com quatro e Sport com dois (lembrando que Náutico e Botafogo-PB têm um jogo a menos por causa do adiamento da partida entre ambos).
Mas mesmo com a derrota, a diretoria jurídica do Belo promete recorrer ao pleno do tribunal.
- Iremos recorrer e tentaremos reverter esta decisão. A disputa jurídica continua – declarou Lula Crispim, diretor jurídico do clube.
thiaguinho botafogo-pb atacante (Foto: Rizemberg Felipe / Jornal da Paraíba)Atacante Thiaguinho entrou no segundo tempo do duelo (Foto: Rizemberg Felipe / Jornal da Paraíba)
Segunda punição na mesma noite
A partida contra o Sport saiu caro para o time de João Pessoa. Antes de perder os quatro pontos, o clube já tinha sido condenado em outra ação. Desta vez, por causa de incidentes envolvendo a torcida do Sport e a Polícia Militar da Paraíba. Ainda assim o Belo foi punido por, como mandante, não ter tomado as medidas necessárias para prevenir os incidentes e por não manter sua praça esportiva com a infraestrutura necessária para a realização da partida.
Os paraibanos vão ter que jogar uma partida com portões fechados e pagar multa de R$ 6 mil. E teve o Estádio Almeidão interditado, apesar de neste caso uma liminar na justiça comum da Paraíba, ainda vigente, obrigar que os jogos do time tenham que necessariamente acontecer no estádio de João Pessoa. Nesta ação, o Sport também foi multado: foram em R$ 15 mil e terão que fazer dois jogos com portões fechados. 

Globoesporte.com/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário