07/03/2014

Sport goleia Santa Cruz e volta a liderança do pernabucano


Eram cinco Clássicos das Multidões de invencibilidade coral. O retrospecto incomodava tanto quanto as quatro vitórias do Santa na Ilha do Retiro nos últimos cinco confrontos. Nos dois mais recentes, o estádio rubro-negro virou palco de festas de título tricolor. A torcida do Sport estava engasgada. E o sentimento contagiou o time. No primeiro duelo de 2014, enfim, a festa mudou de cor. Em casa, o Leão jogou como autêntico mandante na noite desta quinta-feira. Desde o primeiro minuto. Sufocante. Aos 29 do primeiro tempo, já vencia por 3 a 0.
Felipe Azevedo, duas vezes, e Patric balançaram as redes de Tiago Cardoso, o 'fantasma' do Sport nos últimos anos - com atuações impecáveis diante do rival nos anos do tricampeonato estadual tricolor. O resultado devolveu ao Rubro-negro a liderança do Hexagonal do Segundo Turno, agora com 10 pontos, dois a mais que Náutico e Salgueiro. O Santa segue com apenas 5, em 5º, fora da zona de classificação para as semifinais. Já são quatro jogos sem vitória tricolor.

O Sport se reencontrou após dois tropeços consecutivos: o empate com o Central, na Ilha, e a derrota para o Náutico, na Arena, antes da parada do carnaval. Respirou Eduardo Baptista. Seria complicado para um técnico ainda em busca de afirmação digerir o terceiro revés consecutivo. Na próxima rodada, o Leão visita o Central, domingo, no Luiz Lacerda, em Caruaru, enquanto o Santa recebe o Salgueiro no Arruda. O jogo desta quinta foi apenas o primeiro da série de clássicos entre Sport e Santa Cruz nas próximas semanas. Mais um pelo Pernambucano, dia 26, além de dois pela semifinal da Copa do Nordeste, nos dias 12 e 19.

Sport x Santa Cruz felipe azevedo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Felipe Azevedo festeja o primeiro gol rubro-negro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
'Atropelo' rubro-negro
Felipe Azevedo só precisou de cinco minutos para justificar a aposta do técnico Eduardo Baptista. Novidade na escalação, de volta ao time titular na vaga do jovem Érico Júnior, justo ele, um atacante tão criticado pela falta de gols, deu início ao atropelo rubro-negro no primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Aílton, Raul rebateu mal de cabeça, e Felipe pegou firme de primeira. Um chute seco. Indefensável. No ângulo de Tiago Cardoso. Sport 1 a 0.
O gol incendiou a Ilha do Retiro. E fez jus à postura acesa do Leão desde o primeiro minuto. Tão ou mais surpreendente quanto o primeiro gol foi o segundo. Aos 16, Neto Baiano, mesmo de costas para a meta tricolor e marcado de perto por Renan Fonseca, enxergou a entrada de Patric. O centroavante rubro-negro acertou um belo passe. O lateral-direito aproveitou, dominou na coxa e fuzilou Tiago Cardoso. Sport 2 a 0.
Chamava atenção o desenho dos times em campo mesmo depois do segundo gol. O Sport continuou com a posse da bola, e o Santa Cruz com quase todo o time postado da linha do meio de campo para trás. Resultado: com apenas 29 minutos, o Leão chegou ao terceiro. Fruto de outro passe primoroso de Neto Baiano. Que Felipe Azevedo, em noite iluminada, completou com um toque por cobertura. Tiago Cardoso ficou vendido Parecia mentira. Sport 3 a 0 com menos de 30 minutos de jogo.
Jogo resolvido
A leitura do jogo na volta do intervalo foi uma só: o Sport visivelmente se deu por satisfeito, enquanto o Santa Cruz acusou o golpe. No lance mais perigoso, Oziel ainda conseguiu colocar uma bola na trave de Magrão aos 37 minutos. Mas apesar das tentativas instintivas de se lançar ao ataque, o time coral já começou o segundo tempo 'entregue'.

O técnico Vica tentou mudar o cenário. Entrou Flávio Caça-Rato, o xodó da torcida tricolor e talismã do título pernambucano de 2013, quando marcou um dos gols da vitória sobre o Sport na mesma Ilha do Retiro. Desta vez, o atacante foi tão coadjuvante quanto o resto do time. Léo Gamalho ainda incomodou a defesa rubro-negra. Pouco para a distância imposta no placar.

No fim, o estreante Bruninho, ex-Flamengo, ainda teve a chance de ampliar o resultado, mas chutou em cima de Tiago Cardoso. Minutos antes, ele substituiu Felipe Azevedo. Um dos jogadores mais questionados pela torcida do Sport nos últimos tempos.  Aplaudido nesta quinta. O nome do atacante virou coro no meio dos rubro-negros. O desfecho de uma noite atípica na Ilha do Retiro, se tomado como base o histórico recente entre os rivais.


Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário