26/04/2014

Após sete anos, arbitragem paraibana volta a atuar na Série A do Brasileirão



Renan Roberto, árbitro da Paraíba (Foto: Divulgação)Renan Roberto é o responsável por levar a Paraíba a figurar em jogo da Série A
(Foto: Divulgação)
Neste domingo, a Paraíba volta a realizar um de seus maiores feitos no futebol e entra em campo para um jogo da Série A do Brasileirão. Mas não é ainda para disputar a competição. É que o árbitro Renan Roberto foi escalado para comandar a partida entre Goiás e Criciúma, que terá como palco o Estádio JK, na cidade de Itumbiara. O fato resgata a história da última atuação paraibana em primeira divisão, que aconteceu há sete anos, na edição de 2007, e deixa a categoria esperançosa em alcançar algo jamais conquistado no Estado: um escudo de aspirante Fifa.
- Todo árbitro sonha em apitar a Série A. É uma sensação maravilhosa, é uma realização pessoal. E o mais feliz de tudo é representar o nome da Paraíba, Estado que tenho muito orgulho - comemorou o árbitro.
O feito foi também comemorado pelo sindicato paraibano da categoria como uma das maiores conquistas da arbitragem do Estado nos últimos anos.
- A arbitragem paraibana está em festa. Significa um passo muito grande que estamos dando em busca de um possível escudo de aspirante Fifa. Vai depender apenas da atuação dele dentro de campo. Vou, inclusive, pedir para Renan trazer a bola do jogo para fazermos um museu das conquistas dos árbitros paraibanos - comemorou Genildo Januário, o presidente do Sindicato dos Árbitros da Paraíba.
Genildo Januário, inclusive, relembra da última vez que isso aconteceu, quando o árbitro Emerson Batista comandou o jogo entre Sport e Paraná. A partida, válida pela 26ª rodada do Brasileirão 2007, que terminou com vitória do time pernambucano por 3 a 1, também contou com uma curiosidade.
- Naquele jogo, como era no Recife (cerca de 120 km de distância), o sindicato alugou uma van e levou vários árbitros da Paraíba para ver o desempenho de Emerson. Desta vez não será possível, porque vai ser mais distante. Renan vai para Goiás de avião e ainda vai percorrer mais uns 200 km de ônibus para chegar ao local do jogo. Mas vamos ficar torcendo por aqui - revelou.
Histórico
Aos 27 anos, Renan vive o momento mais importante de sua carreira. Ele ingressou na arbitragem em 2006, um ano antes de se formar no curso da CBF.
Atualmente, o paraibano ocupa a categoria de CBF-1, e luta para ser um árbitro Fifa. Nos últimos anos, ele carrega na bagagem participações em outros jogos da Série A, mas como auxiliar e quarto árbitro.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário