11/04/2014

EXEMPLO A SER SEGUIDO: Punido em caso de racismo contra juiz, Esportivo é rebaixado no Campeonato Gaúcho




Reviravolta no Gauchão. Punido na noite desta quinta-feira em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva, em Porto Alegre, o Esportivo perdeu nove pontos e foi rebaixado. Por 5 votos a 3, o clube de Bento Gonçalves ainda foi multado com R$ 30 mil e perdeu seis mandos de campo. Com isso, o Passo Fundo volta à Primeira Divisão do campeonato. Em pauta, o caso de racismo denunciado pelo árbitro Márcio Chagas da Silva após o jogo do Esportivo contra o Veranópolis no estadual. Na ocasião, ele fotografou bananas encontradas sobre o seu carro, no estacionamento do clube mandante do jogo. Cabe recurso no STJD, no Rio de Janeiro.
– Não estava com pensamento muito positivo sobre isso, porque fiquei bem triste com o primeiro (julgamento). Mas serviu de alguma forma para dar um basta nessas covardias que vêm acontecendo com o povo negro. (O TJD) está fazendo história com a decisão, está de parabéns, é uma resposta para a sociedade que estava aguardando a justiça – declarou Márcio Chagas da Silva em entrevista à Rádio Gaúcha logo após o anúncio do resultado.
Ao GloboEsporte.com, o advogado Rogério Pastl, que defendeu o Passo Fundo, falou sobre "o longo trabalho que ainda deve continuar" com o recurso que deve ser aberto pelo Esportivo. O advogado que representou o clube punido, Alexandre Borba, avisou que tentará reverter a decisão. Por meio das redes sociais, o Passo Fundo comemorou a decisão.
– Atenção, torcedor do Tricolor Passofundense. Nosso clube seguirá na Primeira Divisão! Esportivo condenado – publicou o clube na internet.
No 1º julgamento, Esportivo foi multado e perdeu mandos de campo
Os atos racistas por parte da torcida do Esportivo renderam uma punição mais branda ao clube no primeiro julgamento no TJD, em março, e deixaram o time vivo no Campeonato Gaúcho. A instituição foi condenada à multa de R$ 30 mil e a perda de cinco mandos de campo. Dois auditores chegaram a votar pela exclusão da equipe da competição, mas prevaleceu a pena mais leve. Na lanterna do Grupo A, a equipe permaneceu com 13 pontos. Com 11, p Passo Fundo foi rebaixado, junto com São Luiz e Pelotas.
Márco Chagas da Silva, porém, não ficou parado. Indignado com o resultado do julgamento, recorreu.
Caso de racismo em Bento Gonçalves
Foi no dia 6 de março que o árbitro relatou ter sido alvo de ofensas verbais e ainda divulgou fotos de seu veículo particular com bananas na parte frontal e no cano de descarga, após o jogo entre Esportivo e Veranópolis, pelo Gauchão, no estádio do Esportivo, em Bento Gonçalves. As imagens correram por todo o Brasil.
Márcio Chagas disse à época não ter dúvidas de que os insultos saíram do local onde estavam os torcedores da equipe da casa, já que a divisão nas arquibancadas, segundo ele, fica bem clara. Ele relatou o caso em súmula.
O árbitro diz que ouviu xingamentos como “macaco”, “teu lugar é na selva”, e “volta para o circo”, entre outros. As ofensas foram percebidas também no intervalo da partida. Depois do confronto, que terminou com a vitória de 3 a 2 do Esportivo sobre o Veranópolis, Márcio Chagas se deparou com mais um problema. No estacionamento do estádio, encontrou seu carro particular amassado e com algumas bananas.

Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário