29/04/2014

Histórico do Futebol de São Mamede durante seus 60 anos de existência



O Futebol de São Mamede surgiu no ano de 1939, sendo o Grêmio a 1ª equipe formada. No ano de 1952 surgiu o YAYU como a segunda equipe, nela jogaram algumas pessoas conhecidas como Dé Pinicaca, Inácio de Venâncio (tatá), Neném e outros. 

A equipe do Vera Cruz foi criada em 1954 e era a principal equipe da época, jogando em cidades circunvizinhas, fizeram parte desta equipe pessoas conhecidas até hoje no nosso município como: Zireton Dantas, Natécio, Zé de João de Menino, Basto de Teté, Bau Madalena, Chico Oliveira, Manoel Raú, Luizinho, Janduí Escarião, Iram de Alonso, Tonhá, Chiquinho Israel, Roberval de Pedro Paulo e outros. Nas décadas de 60 e 70 surgiram novas equipes como o Botafogo, formados por atletas de nossa cidade e do DNOCS, firma essa que estava construindo o açude novo. Tinha como destaque Cói, Chico Oliveira, Arão, Zireton, Everaldo. Logo após surgiu o Cruzeiro treinado por Tiago Delfino, como grandes nomes tinha: Gira, Everaldo, Miro de Agenor. 

Em 1972 através de uma parceria entre Cruzeiro e a Empresa de engarrafamento surgiu à equipe do Pitú, que tinha como representante Manoel Pedro Carritel, nela jogaram, Euzelí, Bosco de Biu Leitão, João de Maria, Edimilson Xavier, entre outros. Em 1976 começou a ser feito um trabalho de base, daí formou o independente uma equipe de estrelas como Chico de Adolfo, Ubirajara, Rafael, João de Enestina. Surgiram outras grandes equipes como o Grêmio, Corinthians de Divar de Santino. Em 1986, chegava em São Mamede o delegado conhecido como Cabo Edson formando o Vasco Futebol Clube nela jogaram Chico de Adolfo, Jeovânio, Toinho de Rosa, Francimar, Rafael, Mussum e tantos outros.
 Em 1994 através de Valmir de Safira e Rafael Crispim surgiu a Desportiva São Mamede. Logo após Valmir deixar São Mamede para morar em Patos, então Rafael Crispim funda em 01 de maio de 1996 o São Mamede Futebol Clube, formado por ótimos jogadores da Desportiva como Fernando, Marcos, Pretinho de Estela, Celinaldo que se juntava com jogadores da atualidade, como Wallace, Vita, Dieldo, Junior de Joaquim. No Futsal antigo Futebol de Salão e no Handebol, São Mamede foi sempre bem representado pela Escola Fildani Souto Gouveia na época CNEC, como também a escola Estadual Napoleão Nóbrega.




































BlogSãoMamede1
Zé Luiz Mineiro
Professor Coló
Jornalista Mario Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário