05/06/2014

Aplicativos para celulares e smartphones tentam ajudar torcedor durante a Copa do Mundo


aplicativos_01Na palma da mão – As lojas virtuais de aplicativos para celulares estão repletas de opções para facilitar a vida dos torcedores durante a Copa do Mundo. Muitos se dedicam a prestar serviços básicos, mas a lista também inclui programas que ajudam a não perder nenhum lance em campo, que recebem notícias atualizadas do torneio e oferecem até uma versão virtual do álbum de figurinhas do Mundial.
O “Vá de Ônibus”, por exemplo, vai facilitar o deslocamento pelo Rio de Janeiro. O aplicativo trará informações sobre toda a malha do transporte público carioca, inclusive conexões com barcas e trens. O aplicativo estará disponível em português, inglês e espanhol a partir de junho nas versões Android e IOS.
“Nós decidimos investir na comunicação com o usuário”, justifica Guilherme Wilson, gerente de planejamento e controle da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). O projeto do aplicativo consumiu oito anos de trabalho e teve investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Itinerários e tarifas
O Rio de Janeiro espera um milhão de turistas durante a Copa, e a maioria deve usar o transporte público para se movimentar pela cidade. Por isso, o “Vá de Ônibus” oferece dados como itinerários, tarifas, localização dos cerca de 12 mil pontos de ônibus espalhados pela região e também aponta a qual distância está o ônibus procurado, em tempo real.
“Isso dá liberdade para o passageiro decidir se espera, se pega outro meio de transporte, enfim, dá mais liberdade de escolha”, comenta Guilherme.

Outra novidade é o uso da realidade aumentada, recurso que integra os mundos real e virtual. No caso do “Vá de Ônibus”, o usuário precisa levantar o celular como se fosse tirar uma foto. Na tela, é possível seguir os “geotags” com informações a respeito de cada ponto visualizado. Dessa maneira, dá pra localizar o ponto de ônibus ou a estação de metrô mais próximos.
Desde 2006, a Fetranspor disponibiliza online dados sobre as linhas, horários e itinerários. O Rio de Janeiro foi uma das primeiras cidades no Brasil a fechar uma parceria com a Google Transit, em 2008. “As informações nessa plataforma só eram atualizadas uma vez por ano. Agora, as atualizações são semanais. Faz muita diferença”, completa Guilherme.
Serviços alternativos
Outra alternativa é a base de dados do App “Moovit”, que cruza informações das operadoras de transporte coletivo em todo o mundo com dados da movimentação em tempo real dos usuários que usam o sistema. Assim, além dos dados oficiais de horários e rotas, o aplicativo consegue mapear eventuais distúrbios nos planos. Para a Copa, o foco da empresa são as rotas de transporte coletivo do Rio de Janeiro e São Paulo, mas outras cidades brasileiras já estão incluídas na cobertura do aplicativo.
Nas cidades que não contam com esse tipo de serviço, o turista vai precisar pedir ajuda aos moradores. E pra facilitar a comunicação, existem aplicativos como o “Duolingo” ou o “Mosalingua”, ambos com versões gratuitas para Android e IOS, que oferecem aulas de conversação em português. Depois de conhecer as palavras básicas, fica mais fácil entender como ir e vir. Outra opção é turbinar o smartphone com um dicionário que funciona offline.
Já na chegada ao aeroporto, o turista pode pedir socorro: um aplicativo organizado pela própria Infraero oferece informações em tempo real horário de pousos e decolagens. Telefones úteis e serviços dos aeroportos também estão incluídos. Usuários do software podem ainda compartilhar informações em redes sociais. Já o aplicativo “Aeroperto”, desenvolvido pelo governo brasileiro em parceria com o site de viagens TripAdvisor, sugere o que fazer dentro do próprio aeroporto ou nas imediações.
Dinheiro na mão
O “Onde tem táxi aqui?” aponta os pontos de taxi oficialmente cadastrados nas imediações, mas não disponibiliza os dados em tempo real. E só em português. Já o “Easy Taxi”, em português e inglês, permite que taxistas façam seu cadastro e recebam chamadas de passageiros que também usam o App. O aplicativo promete facilitar o pagamento das corridas, autorizado de um smartphone para o outro.
O governo federal também recorreu à tecnologia para assegurar que os turistas estrangeiros troquem dinheiro em locais credenciados. Para isso, cadastrou casas de câmbio de todo o país em um aplicativo, o “Câmbio Legal”. A pesquisa das melhores cotações, no entanto, depende do próprio usuário. O App mostra apenas como chegar ao posto credenciado e não informa os valores para a troca da moeda estrangeira por reais.
Ajuda e denúncias
Em caso de qualquer imprevisto, como a perda de passaporte, o turista estrangeiro pode recorrer ao aplicativo “Consulados”. A ferramenta foi lançada pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo em português e inglês, e ajuda a localizar um determinado consulado.
O app conta com as sedes consulares de 41 países, além dos endereços e telefones das delegacias especializadas em atendimento ao turista. O sistema é integrado ao Google Maps, o que permite traçar uma rota até o local.
Já o aplicativo “Guia do Consumidor Turista”, em português e inglês, oferece respostas rápidas para quem tiver problemas na hora das compras feitas durante o Mundial. O guia orienta o turista sobre seus direitos e onde buscar ajuda. A ferramenta se concentra em setores como hotéis, companhias aéreas, transportes terrestres, setores de telecomunicações, saúde e alimentação.
Informação atual
Enquanto a bola rola nos gramados das 12 arenas preparadas para a Copa, os torcedores podem receber informações na palma da mão. A FIFA preparou um aplicativo gratuito que traz o perfil das seleções, notícias, estatísticas e dados de todos os campeonatos reconhecidos pela entidade. Os torcedores brasileiros também podem baixar o aplicativo oficial da seleção.

Ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário