09/08/2014

Botafogo-PB segura ataque do Treze, vence mais uma e se firma no G-4 da Série C


Treze 0 x 1 Botafogo-PB, no Estádio Presidente Vargas, pela Série C do Campeonato Brasileiro (Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com/pb)
 Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com/pb
O Treze buscou mais o ataque, é verdade. Mas parou em um inspirado Genivaldo, que fez grandes defesas. O Botafogo-PB pouco chegou ao ataque, mas achou um gol no segundo tempo, com Chapinha. Foi assim que o Belo conseguiu vencer o Galo por 1 a 0 neste sábado em pleno Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, que recebeu apenas a torcida dos donos da casa.

Com o resultado, o Botafogo se manteve firme no G-4. O Belo está na terceira colocação, com 17 pontos, empatado com o Cuiabá, mas perdendo no saldo de gols. Já o Treze segue com 10 pontos, na sexta posição, mas ainda pode cair para oitavo, caso Paysandu e ASA vençam seus jogos da rodada.
O Treze volta a campo no próximo domingo, quando encara o ASA em Arapiraca às 16h. No mesmo dia e horário, o Botafogo-PB recebe o Crac no Estádio Almeidão.
Treze joga melhor, mas para em Genivaldo
Contando com o apoio da sua torcida, que estava sozinha nas arquibancadas do PV, o Treze tratou de tomar a iniciativa das jogadas ofensivas e foi com mais determinação ao ataque no primeiro tempo. Em noite inspirada de Rafael Oliveira, que comandou a linha de frente do time, o Galo deu trabalho ao goleiro Genivaldo.
Na primeira boa chegada dos donos da casa, Rafael Oliveira foi desarmado pelo arqueiro botafoguense, que precisou sair da área e fazer a defesa com os pés já na meia-lua da área. Em outro lance, o atacante finalizou de fora da área e mandou para fora. Logo depois, Bruno Aquino recebeu na entrada da área e chutou de virada. A bola passou raspando a trave direita de Genivaldo.
Mas foi aos 38 minutos que aconteceu o melhor lance da primeira etapa. E novamente no duelo entre Rafael Oliveira e Genivaldo. O atacante trezeano recebeu com liberdade na frente da área do Botafogo e finalizou rasteiro, para uma excelente defesa do goleiro do Belo.
O Botafogo ainda investiu em algumas cobranças de falta do volante Pio, mas mal deu trabalho ao goleiro Gilson.
Chapinha entra e decide a partida
Os dois times voltaram para a segunda etapa com um ritmo mais lento que o da primeira. Mas a tônica seguia a mesma: o Treze com mais posse de bola e indo mais decididamente ao ataque; o Botafogo-PB, por sua vez, parecia tentar jogar no erro do adversário e investindo nos contra-ataques.
O Galo insistia nas jogadas pelas laterais, enquanto o Belo tentava segurar a bola e, vez ou outra, arriscava um lançamento na área nas cobranças de falta de Pio. Sem muito acontecer em campo, os técnicos fizeram as substituições a que tinham direito e foi justamente do banco de reservas que saiu o jogador para decidir a partida. Chapinha, que havia entrado no lugar de Lenílson, arriscou de longe aos 27 minutos. A bola ainda quicou na frente do goleiro Gilson antes de morrer nas redes do Treze.
A partir daí, os donos da casa tiveram que ir para cima em busca ao menos do empate, enquanto o Botafogo se fechou e, mais ainda, tentou investir nos contra-ataques. Aos 40 minutos, Doda recebeu cartão vermelho por falta dura em Birungueta e deixou o Belo com uma menos em campo. A pressão do Galo só aumentou. Ainda houve tempo para Rafael Oliveira ser parado mais uma vez por Genivaldo e para também ser expulso após levantar muito a perna e atingir o arqueiro botafoguense, que já tinha a bola dominada. Mas não houve tempo para o empate e o Botafogo ficou com a vitória fora de casa.
Treze 0 x 1 Botafogo
Treze: Gilson, Osmar, Oliveira, Alisson Pereira (Leânderson) e Fernandes; Charles Vágner, Sapé, Jonathan e Luciano (Birungueta); Rafael Oliveira e Bruno Aquino (Leandrinho).
Botafogo: Genivaldo, Ferreira, Magno Alves, Walter e Alex Cazumba; Zaquel, Pio (Hércules), Lenílson (Chapinha) e Doda; Frontini e Rafael Aidar (Luiz Paulo).
Técnico: Givanildo Oliveira.
Técnico: Marcelo Vilar.
Gol: Chapinha aos 27 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Rafael Oliveira (Treze); Ferreira, Alex Cazumba, Frontini, Genivaldo (Botafogo). Cartões vermelhos: Rafael Oliveira (Treze); Doda (Botafogo).
Local: Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande-PB. Competição: Série C do Campeonato Brasileiro (10ª rodada da 1ª fase). Arbitragem: João Bosco Sátiro, auxiliado por Oberto Santos e José Maria de Lucena.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário