11/12/2014

BOMBA! STJD adia “caso Icasa” para 2015 e mantém América-MG na Série B


O que antes eram apenas suspeitas, se confirmou na noite desta quinta-feira. Por falta de quórum, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) informou que o Pleno só terá julgamentos a partir de fevereiro de 2015. Sendo assim, o julgamento que poderia excluir o Icasa da Série B do Campeonato Brasileiro e mudar o rumo do acesso para a Série A será julgado apenas no próximo ano.
No total, serão 60 julgamentos do Pleno do STJD que ficarão adiados para fevereiro de 2015. Além de demonstrar uma falta de consideração com os clubes que dependem destas decisões do Tribunal, o STJD ainda corre o risco de não dar conta de resolver os problemas há tempo, afinal, até fevereiro novas punições precisarão ser julgadas.
Em princípio, o julgamento que manteria ou não a exclusão do Icasa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2014 aconteceria no dia 18 de dezembro. O América-MG [é o principal interessado no caso, afinal, com a exclusão do time cearense e com todos os jogos sendo considerados W.O para o adversário do clube de Juazeiro do Norte.
A projeção do América-MG era que se o Icasa fosse excluído, conquistaria os seis pontos referentes aos jogos contra o Verdão (o Coelho tropeçou os dois jogos que fez diante do adversário), e assim ultrapassaria o Avaí na tabela de classificação, ficando na quarta colocação com 66 pontos.
ENTENDA O CASO
No final de agosto, o STJD julgou, em primeira instância, e excluiu o Icasa do Campeonato Brasileiro da Série B por ter acionado a justiça comum pleiteando uma vaga na Série A sem que se esgotasse todas as instâncias desportivas.

O clube cearense, porem, junto com a Federação, conseguiu um efeito suspensivo que o permitiu disputar a Série B por completo. Por três vezes o STJD chegou a marcar um novo julgamento do Icasa, desta vez no Pleno, mas adiou a decisão em todas as oportunidades, cada vez por um motivo diferente.
O time cearense acabou rebaixado matematicamente para Série C, terminando a competição na 18ª posição, com 43 pontos, mas sem que seus pontos fossem invalidados. Caso o time de Juazeiro do Norte seja excluído, o Tribunal pode decidir por anular todos os jogos realizados por ele ou considerar W.O todas as partidas. Nos dois casos o América-MG terminaria a Série B na quarta posição.
AMÉRICA-MG BUSCA NOVAS SOLUÇÕES
Ciente dos riscos que tinha o julgamento de ser novamente adiado, o América-MG já prometeu entrar com ações para impedir a decisão do STJD. O clube prometeu até ir a justiça comum caso o Icasa não seja excluído, afinal, foi justamente por este motivo que o time cearense foi levado ao júri e punido em Primeira Instância.

Veja como ficaria o G4:
Jogos do Icasa invalidados:
1 – Joinville: 66 pontos
2 – Ponte Preta: 65 pontos
3 – Vasco: 61 pontos
4 – América-MG: 60 pontos5 – Atlético-GO: 58 pontos
6 – Boa Esporte: 56 pontos
7 – Avai: 56 pontos
8 – Ceará: 54 pontos

Considerando W.O para o Icasa em todos os jogos:
1 – Joinville: 72 pontos
2 – Ponte Preta: 71 pontos
3 – Vasco: 67 pontos
4 – América-MG: 66 pontos5 – Atlético-GO: 64 pontos
6 – Boa Esporte: 62 pontos
7 – Avaí: 62 pontos
8 – Ceará: 60 pontos

A zona de rebaixamento se manteria inalterada, apenas com o Icasa caindo para a última posição.

Agencia Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário