11/04/2015

Fred faz dois, Fluminense vence Botafogo e inverte vantagem na semifinal do Carioca


O atacante botafoguense Bill disputa lance com o tricolor Gum Oportunista, Fred fez dois gols, mas Willian Arão não permitiu que o adversário largasse tão na frente no confronto de 180 minutos. Com a vitória do Fluminense sobre o Botafogo por 2 a 1, neste sábado à noite no Maracanã, o Tricolor inverteu a vantagem na semifinal do Campeonato Carioca, mas o Alvinegro segue mais do que vivo para o jogo de volta do próximo final de semana.
Em um duelo que os botafoguenses dominaram a maior parte do primeiro tempo, Fred mostrou faro de artilheiro para marcar de cabeça aos 41 minutos. Este foi o gol de número 300 da carreira do centroavante. Depois do intervalo, novamente Fred, de pênalti aos 29, ampliou para os tricolores. Porém, Willian Arão descontou aos 40 minutos e esquentou ainda mais o duelo que vale vaga na final do Estadual, contra Flamengo ou Vasco.
Diante de apenas 14.424 torcedores pagantes (17.528 presentes) no Maracanã, o campeão da Taça Guanabara e o quarto colocado da primeira fase do Carioca fizeram um duelo equilibrado, em que as duas equipes alternaram bons e maus momentos.
Como o Botafogo tem a melhor campanha, jogava por dois empates, mas de acordo com o regulamento a vantagem não vale para caso de vitória e derrota. Com isso, se o Alvinegro vencer por apenas um gol de diferença no jogo de volta, a decisão será nos pênaltis. O empate faz o Tricolor avançar para a decisão.
Antes do clássico, os botafoguenses vão encarar o Botafogo, da Paraíba, na quarta-feira no Engenhão, pela Copa do Brasil, enquanto o Fluminense tem a semana livre para treinamento
O jogo
Enquanto René Simões manteve o Botafogo com a base da equipe que conquistou a Taça Guanabara na última quarta-feira (continuando com o desfalque do goleiro Jefferson, que passou por artroscopia no joelho), o técnico Ricardo Drubscky fez mudanças no Fluminense. A principal novidade foi a entrada do meia Vinícius entre os titulares, deixando Wagner no banco de reservas. O zagueiro Marlon sentiu dores na coxa no aquecimento e deu lugar a Henrique. Além disso, o lateral Renato e o atacante Lucas Gomes atuaram nas vagas dos supensos Wellington Silva e Kenedy.
Apesar de o Tricolor ter começado o duelo com mais posse de bola, o time não conseguiu ser objetivo na frente e pouco ameaçou o goleiro Renan. A velocidade de Lucas Gomes pela ponta direita incomodava o adversário, mas ele se precipitava e falhava na conclusão das jogadas. Até por isso, antes mesmo de o Botafogo começar a dominar o jogo, o lance mais petrigoso foi um chute cruzado de Jobson, que Diego Cavalieri espalmou para escanteio.
A partir da metade da primeira etapa, mesmo com muitos erros de passes das duas equipes, o Alvinegro chegou a exercer uma certa pressão ofensiva, e a equipe teve oportunidades nos pés de Bill, Carleto e Gilberto, mas não conseguiu balançar as redes. E se o lado que controlava as melhores ações de ataque não conseguia tirar o zero do placar, o outro lado mostrou oportunismo.
Aos 41 minutos, Gerson recebeu lançamento de Vinícius na direita e deu ótimo cruzamento para a área, na cabeça de Fred, que testou para marcar o seu gol de número 300 na carreira e o 149º com a camisa do Flu, se tornando o sexto maior artilheiro da história do clube.
No intervalo, Drusbscky tirou Lucas Gomes, que chegou a irritar a torcida em alguns lances, e colocou Marlone. E o substituto entrou bem na partida. Antes dos 10 minutos da segunda etapa, Marlone exigiu duas boas defesas do goleiro Renan.
Tentando o empate no Maracanã, René trocou Jobson por Sassá e depois Tomás por Rodrigo Pimpão. O Botafogo passou a ocupar novamente com mais frequência o campo ofesnivo, mas deixou espaços para o Tricolor contra-atacar. E esses espaços foram fatais.Primeiro, Marlone quase ampliou, mas acabou errando o alvo. Depois, Wagner escapou pela esquerdo e cruzou na área, mas a bola bateu no barço de Gilberto, e o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro marcou pênalti. Aos 29 minutos, Fred cobrou no canto, fez o seu segundo gol no clássico e ampliou o placar: 2 a 0 Flu.A vantagem tricolor abalou a torcida alvinegra nas arquibancadas e parecia ter afetado o time também no gramado. René Simões tentou a última cartada, substituindo Elvis por Fernandes. E a mudança parece ter dado o gás que o Botafogo precisava no fim para byscar a reação.Aos 40 minutos, Fernandes fez o cruzamento na área, Willian Arão dominou e finalizou para diminuir, reanimando os torcedores alvinegros, gol de extrema importância para os botafoguenses no confronto de 180 minutos. No fim, Arão ainda teve outra chance para empatar, mas acabou chutando por cima, e o resultado deixou o duelo aberto para opróximo sábado.
FICHA TÉCNICA 
FLUMINENSE 2 x 1 BOTAFOGO
Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de abril de 2015 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitros: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Público: 14.424 pagantes (17.528 presentes)
Renda: R$ 654.400,00
Cartões amarelos: Edson, Vinicius e Wagner (Fluminense); Thiago Carleto (Botafogo)
GOLS
FLUMINENSE:
Fred, aos 41 minutos do primeiro tempo e 29 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Willian Arão, aos 40 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Renato (Wagner), Gum, Henrique (Victor Oliveira) e Giovanni; Jean, Edson, Gerson, Vinicius e Lucas Gomes (Marlone); Fred
Técnico: Ricardo Drubscky
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Alisson, Renan Fonseca e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas (Rodrigo Pimpão) e Elvis (Fernandes); Jobson e Bill (Sassá)
Técnico: René Simões

ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário