16/06/2015

Treze promete ir até o STJD por vagas nas copas do Brasil e do Nordeste


O Campeonato Paraibano de 2015 ainda não acabou, pelo menos no que depender da atual diretoria do Treze. Porque na manhã desta terça-feira, o presidente do Treze, Bebeto Silva, declarou que vai brigar até a última instância para que o Botafogo-PB perca pontos no tapetão e com isto saia da condição de vice-líder do estadual deste ano. Se isto acontecesse, o time de João Pessoa perderia as vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano que vem e estas ficariam com o Galo, por este ter ficado logo atrás do Belo na classificação final.
Bebeto disse que se necessário vai parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para, segundo ele, ter seus "direitos garantidos". E chegou a dizer que tem certeza do êxito do pleito trezeano.
- Eu tenho certeza que o Treze é o legítimo vice-campeão paraibano. Eles colocaram o técnico deles irregularmente no banco de reservas contra o Campinense e nós vamos brigar na justiça para que eles sejam punidos. O nosso departamento jurídico já está trabalhando e garanto que no próximo ano o Treze vai jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste, porque essa vaga é de direito nossa – disparou o presidente trezeano.
Ao falar de irregularidade, Bebeto Silva se apega a um novo entendimento da CBF que consta no Regulamento Geral de Competições, que amplia para os integrantes das comissões técnicas dos clubes a punição automática em caso de expulsão. Como Roberto Fonseca foi expulso num primeiro jogo entre Botafogo e Campinense, portanto, ele não poderia estar no banco de reservas, o que não foi respeitado. Para o Belo, contudo, o caso é passível apenas de pena de multa. O Treze discorda, e quer que a equipe pessoense perca seis pontos.
Entenda o caso
Treze e Campinense entraram inicialmente com a ação, mas como o Rubro-Negro foi campeão, sua ação perde o objetivo. A do Galo, contudo, continua. E o time alega que o Botafogo infringiu o Artigo 52 do Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, que fala sobre a suspensão de atletas e membros da comissão técnica que forem expulsos de um jogo oficial. A denúncia galista, no entanto, ao pedir a punição, se baseia no Artigo 214 do CBJD, que prevê perda de pontos.
O procurador do TJD, Marinaldo Roberto de Barros, discordou e disse que a punição para o caso saía do Artigo 191, que previa apenas multa. Dias depois, novo desenrolar: o procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba, Said Abel da Cunha, desconsiderou o parecer do procurador e determinou o trâmite normal do processo contra o Belo.

 Por
Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário