27/10/2012

Campeonato de dois times, Série B de Rondônia tem final neste sábado

Pimentense e Santos fecham o calendário do futebol do estado em duelo cheio de ingredientes curiosos

 A Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense fecha o calendário de futebol no estado de Rondônia de forma inédita e curiosa. A competição acontece com apenas dois times. Desde o anúncio pela Federação de Futebol do Estado (FFER), o fato tem dado o que falar. Na trajetória da Série B - criada em 2005, com pausa em 2010 e retorno no ano seguinte - nunca houve uma disputa com apenas dois times.

Os protagonistas do Campeonato em 2012 são o veterano Clube Atlético Pimentense - que já esteve na elite do futebol de Rondônia por sete anos, mas depois da descida em 2009 não conseguiu mais voltar; e o estreante Santos Porto Velho, fundado há pouco mais de um ano - que pode fazer história como uma das mais rápidas ascensões do futebol rondoniense.
chamada carrossel final segundona rondonia (Foto: arte esporte)Pimentense e Santos de Porto Velho fazem a final da Segundinha (Foto: Arte esporte)
 A primeira partida no domingo (veja os melhores momentos no vídeo acima) foi disputadíssima com direito a expulsão de fisioterapeuta, pênalti e gol nos acréscimos, aos 48 do segundo tempo. O duelo terminou 2 a 2. A grande final acontece neste sábado, às 17h (horário local, 18h de Brasília), no Estádio Luís Alves Athaíde, em Pimenta Bueno (RO)
Santos Porto Velho
Santos Porto Velho faz último amistoso antes da Segundinha (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Santos Porto Velho faz último amistoso antes da Segundinha (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)
Para fazer bonito na estreia, o Santos apostou numa equipe formada por talentos revelados em Rondônia. O time está sob o comando do técnico Tiago Batizoco, colecionador de acessos à Primeira Divisão: Rolim de Moura (2007); Cruzeiro Esporte Clube de Rondônia (2009) e o Ji-Paraná FC (Título de 2011).

- Agora é trabalhar e encarar a final fora de casa. Quem quer fazer história tem que ter o ‘algo a mais’. Sábado será o grande dia – disse Batizoco.

A dupla Rafael Pato e Jiuliano Salim comanda o ataque. O meia Victor Hugo, de 19 anos, é pé-quente - foi campeão pela Segundinha em 2011 e da Primeira Divisão em 2012 pelo Ji-Paraná. O goleiro Dida - que ganhou o apelido ainda na adolescência pela semelhança com o arqueiro da Portuguesa – foi destaque defendendo o Vilhena na Série D do Brasileirão deste ano.

Depois do empate do jogo de domingo, o Santos reforçou ainda mais a equipe com o atacante Robson Baiano, o meia Edilsinho Ex-Vilhena e o volante Paulinho veteranos no futebol de Rondônia. Contratados às pressas para a finalíssima.
Clube Atlético Pimentense
Heder Palmonari, técnico do Pimentense no primeiro confronto entre Santos e Pimentense (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Heder Palmonari, técnico do Pimentense no primeiro confronto entre Santos e Pimentense (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)
O nome é intrigante e faz referência à cidade de Pimenta Bueno, com pouco mais de 30 mil habitantes e 519 km distante da capital, Porto Velho. À frente do time está o estreante no profissional Heder Palmonari, de 34 anos, que assumiu o cargo com a missão de tentar apagar da memória do torcedor o rebaixamento do Pimentense em 2009. Na bagagem: nenhum título de expressão - apenas um Campeonato Estadual Amador. O técnico na verdade queria ser jogador, mas um problema no joelho o impediu de seguir carreira.

Sem estrutura física e quase nada de incentivo, o clube tentou uma parceria com o Atlético-PR, mas ficou para 2013. Por conta disso, usou a estratégia de formar uma equipe 'com a cara' do município. Alguns jogadores nunca participaram de uma competição profissional. A maioria trabalha durante o dia, por isso só podem treinar durante a noite.
A semelhança do escudo do time com o do Atlético-PR é apenas mera coincidência. Pelo menos é o que afirma o paranaense Carlos Roberto de Oliveira, autor da arte em 1987. Roberto também foi preparador físico do time em (1994 e 1995), e técnico do clube por cinco anos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010). Segundo ele, que insiste em dizer que a arte não foi baseada na do clube paranaense, ela teve algumas alterações com a mudança da diretoria do clube.

- Na época o Cruzeiro-RO modificou o escudo do time para ficar igual ao do Cruzeiro de Minas Gerais, na tentativa de chamar atenção dos patrocinadores. A antiga diretoria do CAP tentou a mesma coisa e também não deu certo – explica Oliveira.
O atual presidente do clube, Cláudio Rocha, pegou carona na história e agora pleiteia projetos para o futuro com o clube do Paraná.

- Já fizemos o primeiro contato, agora é aproveitar e tentar firmar uma parceria com o Furacão – disse.

O nome mais famoso do time é o meiocampista Geilson. Ele atua no profissional desde 2004 com passagem por times como o Vilhena, Genus e Ulbra, mas ganha a vida mesmo como entregador de água. De vários momentos em sua carreira ele afirma ser esse um dos mais importantes.

- Jogar pelo time da minha cidade e poder ajudá-lo a voltar à Primeira Divisão é um momento que poderá ser único. Até porque ele (time) estava totalmente desacreditado. Eu estou me recuperando de uma intoxicação alimentar e relacionado. Torço para que esteja apto para a partida – revela Geilson.

História da Segundona

O Campeonato Rondoniense da 2º Divisão é um caso recente e curioso. Até 2004 não havia preliminares. Os times de Rondônia jogavam quando podiam. Quem manifestasse o desejo, entrava direto na elite. Isso mudou.

- Eu achava isso errado. Os clubes participavam quando queriam, caso não houvesse orçamento pediam afastamento. O curioso era que todos tinham a possibilidade de voltar quando quisessem e iam direto para a Primeira Divisão. Então decidimos criar a Segunda Divisão para esses começarem por baixo – explicou o diretor técnico da (FFER), João Dalmo.
Os campeões
2005 - Sport Club Ulbra (time extinto)
2006 - Associação Desportiva Jaruense (time extinto)
2007 - Ariquemes FC
2008 - Esporte Clube Espigão
2009 - Moto Clube-RO
2010 - Não houve interessados
2011 - Ji-Paraná FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário