13/07/2013

Remo-PA é punido com multa e exclusão de competições da CBF



Depois de tentar, sem sucesso, ser incluído na Série D do Campeonato Brasileiro através de uma liminar na Justiça, o Remo foi punido, nessa sexta-feira pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a exclusão de competições da CBF e o pagamento de R$ 20 mil de multa.
Segundo a decisão da procuradoria do STJD, o clube se aproveitou de uma ação movida por torcedores para retira o Genus, representante rondoniense, da competição. A liminar, movida pelo torcedor remista Wendell de Souza Figueiredo, defendia a tese de que a entrada do clube de Rondônia na quarta divisão nacional feria o Estatuto do Torcedor.
A liminar conseguiu até cancelar uma partida do Grupo A1 da Série D, entre Genus e Nacional-AM, pela segunda rodada, mas a procuradoria considerou que o Remo estava se aproveitando da liminar e puniu o clube, que irá recorrer da decisão.

Entenda o caso
Segundo os advogados torcedores do Remo, a entrada do time rondoniense na competição não respeitou o Estatuto do Torcedor, já que a tabela deveria ser divulgada pelo menos 60 dias antes do início da competição.
No entanto, o Campeonato Rondoniense só terminou no dia 1º de junho, mesmo dia em que a quarta divisão nacional teve seu início. Como o representante de Rondônia na competição seria o campeão estadual, era necessário que a decisão estadual fosse disputada para que o representante do Estado na Série D fosse conhecido.
A confirmação do Genus demorou ainda mais porque o campeão Vilhena desistiu de participar do Brasileirão. A vaga então foi para o segundo colocado no estadual, o Pimentense, que com pouco tempo para se preparar, também declinou o convite.
Terceiro colocado, o Genus aceitou disputar a Série D, mas esse regulamento mal elaborado pela CBF custou caro e pode comprometer todo o campeonato.

Fonte Agência Futebol Interior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário