15/05/2014

COPA DO BRASIL: Botafogo-PB e Santa Cruz empatam e só decidem vaga após a Copa do Mundo


botafogo-pb x santa cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
No encontro de campeões brasileiros pela Copa do Brasil de 2014, Botafogo-PB e Santa Cruz empataram em 1 a 1 e deixaram a definição da vaga para a terceira fase da competição nacional para depois da Copa do Mundo. O jogo foi realizado na noite desta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e foi válido pelo jogo de ida da segunda fase.
O Santa saiu na frente, mas o Botafogo empatou logo depois. E se por um lado o placar não permitiu que os pernambucanos eliminassem o jogo de volta, ao menos deixou a equipe do Recife numa situação bem confortável. Com o gol fora de casa, a equipe estará classificada com um empate em 0 a 0, por exemplo. Ao Belo, caberá vencer ou empatar tendo marcado ao menos dois gols. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O segundo jogo, contudo, só vai acontecer em 23 de julho.
Um gol para cada lado no primeiro tempo
As duas equipes protagonizaram um primeiro tempo bastante movimentado. Logo nos primeiros minutos, o Santa Cruz foi duas vezes ao ataque e levou perigo ao goleiro Genivaldo. Logo depois, contudo, o Botafogo respondeu. E quase abriu o placar. O Belo gostava do jogo. O Santa Cruz também. E os gols saíram um para cada lado.
O primeiro foi do tricolor pernambucano, num lance foi de extrema qualidade. Carlos Alberto dominou pela esquerda, pedalou para cima de Magno Alves e rente a linha de fundo conseguiu o cruzamento. Ele encontrou Pingo, que chegou com velocidade na pequena área para bater de primeira em gol: 1 a 0 para os pernambucanos. A resposta botafoguense foi quase que imediata, aos 21. Numa cobrança de escanteio do clube da casa, a bola ficou com Warley, dentro da meia lua. Ele deu um toquinho de forma inteligente para Lenílson, que soltou uma bomba. A bola explodiu na trave e entrou com violência, deixando tudo igual no placar.
Antes do final da etapa inicial, as duas equipes ainda pressionaram mais. Leomir duas vezes para o Belo. Luciano Sorriso outras duas para a Cobra Coral. Leomir primeiro acertou o travessão e depois obrigou Tiago Cardoso a fazer uma difícil defesa. Depois, Luciano Sorriso soltou dois chutes fortes, que passaram bem perto do gol, mas que acabaram saindo.
A etapa final foi dividida em duas partes. Uma primeira metade em que só deu Santa Cruz e depois uma segunda parte em que só deu Botafogo. Prevaleceu aí as boas atuações de Genivaldo e de Tiago Cardoso, que fecharam o gol.
Com os pernambucanos no ataque, foram dois os lances principais, quase em sequência. Primeiro, um chute de Pingo. À queima-roupa. Genivaldo fechou bem e realizou um milagre. No minuto seguinte, Carlos Alberto acertou a trave, em outra boa jogada.
Já com os paraibanos em ação, a pressão foi até maior. As tentativas de ataque mais numerosas. E as chances reais de gol foram três. Pio primeiro chutou uma bomba, espalmada pelo goleiro. No rebote, o chute de Leomir colocou a bola mais uma vez no travessão. Mas para perto do fim, novo ataque de Pio. Ele levantou na área e Magno Alves marcou em impedimento. Ele chegou a comemorar, mas o árbitro anulou a jogada, garantindo o empate.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário